HGT realiza ação educativa de prevenção sobre as Hepatites Virais a pacientes
Iniciativa do Hospital Geral de Tailândia (HGT) envolveu, também, os acompanhantes e abordou a prevenção, diagnóstico e tratamento
Neste mês dedicado ao combate às Hepatites Virais, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu uma importante ação de educação em saúde para conscientizar seus usuários sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. A atividade foi realizada nos corredores da unidade hospitalar e contou com a participação de profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes.
Com o objetivo de disseminar informações sobre as Hepatites Virais, a equipe realizou palestras, distribuição de materiais informativos e orientações individuais para os usuários que aguardavam atendimento ambulatorial e no Pronto Atendimento (PA). Durante a ação, foram abordados temas como os diferentes tipos de hepatites, as formas de transmissão, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
Carlos Henrique Ribeiro, técnico de Enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ressalta a importância da ação educativa sobre hepatites virais realizada, especialmente, por ocorrer durante o mês dedicado ao combate dessas doenças.
"Acreditamos que a informação é a melhor forma de prevenção. Por isso, realizamos essa ação educativa para alertar nossos usuários sobre as hepatites virais e a importância de adotar medidas de prevenção e realizar exames regularmente. Quanto mais cedo for identificado o problema, maiores são as chances de tratamento efetivo e melhores resultados na recuperação dos pacientes", finalizou o profissional.
Além das orientações sobre prevenção e diagnóstico, a ação educativa também abordou a importância do tratamento adequado para os pacientes diagnosticados com hepatites virais. Foram destacados os avanços no tratamento médico e a disponibilidade de medicamentos eficazes que podem controlar a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Manoel Lima, estava acompanhando sua esposa para atendimento ambulatorial com o médico ginecologista, quando foi surpreendido pela atividade, ele elogiou a iniciativa.
“Essa ação é muito válida para todos, pois quanto mais conhecimento temos, mas podemos cuidar de nós mesmos, de nossas famílias, amigos e de todos ao nosso redor. Muitas vezes, não buscamos essas informações por falta de conhecimento, mas é algo fundamental para nossa saúde e bem-estar. O HGT está de parabéns pela iniciativa de promover essa conscientização”, comentou o usuário, que trabalha como professor de educação física.
Durante a ação, também foi enfatizada a relevância da vacinação contra a hepatite B, que é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos de risco, como crianças, profissionais da saúde e pessoas com determinadas condições médicas.
Patrícia Manfred, coordenadora do GTH, ressalta que a ação educativa é mais uma iniciativa da unidade hospitalar, que busca promover a saúde e o bem-estar. “Com a informação e o conhecimento é possível reduzir a incidência das hepatites virais e garantir uma vida mais saudável para todos. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, fortalecendo a prevenção e o combate às doenças infecciosas e crônicas, é o nosso objetivo”, finalizou a profissional.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.
Texto de Andrey Silva / Ascom HGT