Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MANUTENÇÃO

Praça D. Pedro II e demais ruas da Cidade Velha recebem serviços de limpeza

'Até o momento, mais de 180 toneladas de lixo já foram recolhidas e mais de 70 vegetais receberam serviços de podagem'

Por Lilian Guedes (PC)
26/07/2023 16h53

Nesta quarta-feira (26), a manutenção e zeladoria executada pela operação “Trabalhando por Belém”, iniciou os serviços em algumas ruas do bairro da Cidade Velha. Com quatro frentes de trabalho, a Praça Dom Pedro II, localizada no Largo do Palácio Antônio Lemos, recebeu limpeza, varrição e capinação. Quem estava passando pelo equipamento urbano elogiou o trabalho realizado pelo Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura Municipal.

Para a estudante de enfermagem, Débora Cristina, que visita a praça pela primeira vez, a ação chama atenção para que a população, de maneira geral, tenha consciência quanto a preservação do meio ambiente e limpeza.

Débora Cristina"É uma ação que valoriza o ambiente e chama atenção das pessoas para que elas também possam cuidar da natureza e preservar o meio ambiente, acima de tudo, e para que os turistas, principalmente, para que venham para cá e sintam vontade de voltar. Desde pequeno a gente aprende que deve preservar o meio ambiente, porém não é o que vem acontecendo. Parabéns pelas pessoas que estão à frente disso e tiveram essa iniciativa”, disse Débora. 

O calçamento ao redor, assim como todos os espaços, como monumentos e valetas da praça, foram limpos e tiveram sua beleza natural resgatada. O local foi urbanizado no início do século XX e faz parte do conjunto arquitetônico do centro histórico de Belém. Seu paisagismo tem referências ao modelo de jardim inglês em contraste com a flora amazônica. A praça fica ao lado da Praça do Relógio, outro principal ponto turístico da cidade. 

Do mesmo modo, as ruas 15 de novembro, Siqueira Mendes e avenida Portugal, na Cidade Velha, também recebem manutenção. Seu Antônio Pereira transita frequentemente pelo local e ressalta a importância da continuidade da ação. 

“Isso é legal, uma coisa que tinha que ser sempre, o correto é deixar tudo limpo não só aqui, mas em vários espaços da cidade. As pessoas também precisam ter essa consciência, zelar e cuidar da nossa cidade. É uma ação que deve ter continuidade”, disse Antônio Pereira.

Com mais de 400 trabalhadores atuando diariamente, nos principais corredores da capital paraense, a Avenida Júlio César também está recebendo pinturas na mureta de proteção ao longo de sua extensão, para melhorar a visibilidade e trafegabilidade dos veículos e pedestres, assim como executando o serviço de poda de árvores. Até o momento, cerca de 79 vegetais, localizados no trecho, já receberam os serviços de podagem, sendo 31 palmeiras, 43 árvores diversas e cinco totalmente retiradas. 

Além de promover o ordenamento da cidade, a manutenção dos espaços públicos e a garantia da saúde pública dos paraenses, a iniciativa do Governo do Estado e da prefeitura tem proporcionado a geração de emprego e renda para a cidade, com a oportunidade para que mais de 400 pessoas pudessem ser inseridas novamente no mercado do trabalho, como o encarregado Vinícius Lopes, de 28 anos. Ele fala da satisfação de contribuir para manter a sua cidade limpa e também por ter conseguido um emprego. 

“É uma boa para a nossa cidade, porque recebemos muitas pessoas de fora que vêm visitar e precisamos manter em ordem. Conservar a cidade limpa, através dessa iniciativa do Governo do Estado, acabou gerando emprego. Muitas pessoas, principalmente da minha equipe, que estavam desempregadas como eu, também conquistaram uma fonte de renda para suas famílias. Vamos continuar ajudando uns aos outros para que tudo fique limpo. É gratificante passar pelos locais que já trabalhamos e ver que tá limpo, que tá reconstruído, nosso trabalho sendo reconhecido e elogiado”, disse o encarregado.