CIIR celebra o Dia do Tradutor/Intérprete em Libras com atendimento inclusivo e capacitação de profissionais
Nesta quarta-feira (26), é lembrado o Dia do Tradutor/Intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) celebra a data com investimento diário no atendimento de inclusão interativa com os deficientes auditivos de diferentes faixas etárias, o que ratifica a referência da instituição na região Norte em assistência às Pessoas com Deficiência (PcD’s).
Segundo Fernando Lima, tradutor/intérprete do CIIR, o objetivo é quebrar as barreiras do silêncio, promovendo uma comunicação efetiva que fortalece o vínculo e a empatia entre profissionais e o público assistido. “O atendimento aos surdos ocorre durante o acompanhamento nas consultas, exames e marcações de procedimentos, sendo o intérprete um canal de comunicação com os profissionais ouvintes. Então, a instituição cumpre o seu papel enquanto órgão público com acessibilidade a uma língua de modalidade gestual-visual, reproduzida através de gestos, expressões faciais e corporais, possuindo um alfabeto com estrutura linguística e gramatical própria”.
É lei - O Centro de Reabilitação cumpre o Decreto 5.626/05, que prevê que os serviços em saúde devem atender, de uma forma igualitária, a comunidade surda, minoria sociolinguística e cultural, usuária de Libras, que atualmente, somam 9,8 milhões de pessoas no Brasil (5,2% da população). Deste total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir, segundo pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010.
Pela primeira vez, em consulta na especialidade em oftalmologia, Vanessa da Silva, concluiu o seu atendimento de forma humanizada pontuando a importância do suporte deste profissional. “Saber que tem um intérprete aqui no CIIR para ajudar a comunidade surda é excelente, porque facilita a nossa comunicação com os profissionais que estão nos atendendo, principalmente, quando é consulta com o médico; saber qual remédio irei tomar. Se estou com dor, o profissional irá saber o que sinto por intermédio do intérprete, que desta maneira, saberá o meu diagnóstico. Caso não existisse o auxílio, seria difícil para nós surdos. Com este suporte, o CIIR é diferencial no atendimento”, conta a usuária, por intermédio do intérprete/tradutor em Libras, ela que está dentro dos 855 atendimentos no primeiro semestre de 2023, tendo como suporte, este profissional no serviço em saúde pública.
Libras em Serviço – Para estarem preparados ao serviço em saúde pública inclusiva, os profissionais têm no cronograma laboral, aulas de Libras com o intérprete/tradutor da instituição, Fernando Lima, que faz parte do Núcleo de Educação Permanente (NEP), setor que gerencia os treinamentos dos profissionais.
Desde 2018, as aulas são ministradas para todos os setores com a colaboração de intérpretes que já atuaram dentro desta dinâmica no CIIR. “O treinamento de Libras em serviço tem como objetivo capacitar profissionais para realizarem uma comunicação efetiva com os surdos sabendo expressar, por intermédio de um simples bom dia, perguntar qual o atendimento está à procura e o nome do usuário”, detalha Fernando Lima.
Ao longo do ano, com três meses cada, o ensino é dividido em três módulos: o primeiro trata-se da estrutura básica que é o alfabeto manual, os números, saudações e cumprimentos. O segundo módulo de aprendizagem traz os verbos, que neste momento, inicia as tratativas de diálogo com perguntas, como por exemplo, se o usuário tem agendamento de serviço.
Na última etapa do treinamento, a aprendizagem chega à conversação na prática, sendo ministrada pelo colaborador surdo, Luã Tavares, que aborda a estrutura gramatical da língua. “Em paralelo, o treinamento de Libras em serviço é uma garantia que o profissional do CIIR conduz uma comunicação segura em conjunto a uma melhor experiência de atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) por intermédio de uma comunicação humanizada, que garante um princípio de atendimento diferenciado. Para conquistarmos, precisamos sempre desenvolver nossos profissionais”, afirma Wellem Cavalcante, coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, complementando que o treinamento é permanente.
Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço - O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.