Em Belém, Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos tem 70% das obras concluídas
Com o objetivo de garantir a assistência personalizada e qualificada a pacientes com câncer em estágio avançado e familiares, o Governo do Estado investe na construção da nova unidade de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO) do Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém. As obras já estão 70% concluídas.
“A entrega da unidade proporcionará um espaço exclusivo de cuidados ativos e integrais para os usuários com câncer em progressão e, portanto, a ampliação de leitos no hospital sede. Será um serviço de alta resolutividade e articulado com políticas públicas que garantirá um ambiente adequado à assistência humanizada, com suporte de uma infraestrutura hospitalar completa e retaguarda do Ophir Loyola. Além das instalações físicas, estamos qualificando as equipes e reorganizando fluxos para otimizar essa perspectiva terapêutica”, explica a diretora-geral, Ivete Vaz.
Segundo Felipe Azevedo, arquiteto do HOL, o prédio passou por intervenções para se readequar de acordo com as regulamentações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e demais normas do Ministério da Saúde em vigor. “Revisamos toda a estrutura de fundação, realizamos a troca dos circuitos elétricos, hidrossanitários, combate a incêndios, gases. Foram instalados dois elevadores novos visando o melhor fluxo tanto dos servidores, como dos pacientes e acompanhantes”, pontua.
No térreo, haverá uma sala de espera com 70 lugares e área de internação da CCPO com característica de uma unidade de terapia semi-intensiva, dois leitos de isolamento e acesso direto às ambulâncias para transferir os pacientes com rapidez e conforto ao hospital sede. No primeiro andar, estão localizados todos os serviços de apoio, sendo consultórios, sala de ultrassonografia, laboratório, farmácia, recepção, rouparia, serviço de nutrição e dietética e o Centro de Material e Esterilização. O local contará ainda com serviço de fisioterapia, almoxarifado, cozinha e estar médico. Ao todo, serão 40 leitos oferecidos.
A diretora-geral destaca que, devido ao aumento da incidência dos casos de câncer e ao consequente crescimento da demanda de hospitalização de pacientes, a gestão do hospital tem investido na modernização da estrutura física, capacitação e aperfeiçoamento das equipes assistenciais para atender as necessidades atuais e futuras da população.
O serviço oferecerá assistência especializada, controle da dor e de demais sintomas de pacientes com o câncer em progressão. A gestão estadual investe, cada vez mais, em estrutura que assegure maior conforto e cuidado humanizado aos pacientes.
Serviço: A unidade será localizada na Rua dos Mundurucus, n° 1014, no bairro do Jurunas.