Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

No CIIR, pacientes ganham autonomia por intermédio da Fisioterapia e Educação Física

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, tem o 'Treino de Força' que ajuda o desenvolvimento da postura, do caminhar, por exemplo

Por Pallmer Barros (CIIR)
25/07/2023 12h04

Entre as variadas atividades oferecidas no serviço em saúde pública no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, está o Treino de Força que consolida, em tempo hábil, o desenvolvimento neuropsicomotor, que potencializa a postura, o caminhar e o ficar de pé em reabilitandos com diagnóstico de paralisia cerebral.   

Realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), setor pertencente ao CIIR, a atividade conta com dois grandes suportes em especialidade, a Fisioterapia e a Educação Física, que juntas, também trabalham a marcha em lateralidade, trocas posturais e a descarga de peso, além do controle de tronco e cervical.  

“Após avaliação no reabilitando, a atividade tem como objetivo focar em músculos enfraquecidos, principalmente, em membros inferiores que foram detectados, pois não ajudam o usuário a manter a postura no momento de ficar em pé, principalmente, nos músculos adutores e abdutores da perna”, destaca Samila Ferreira, profissional de Educação Física. 

Um dos usuários que vem utilizando o suporte terapêutico é o jovem Davi Uchôa, de 15 anos. Com diagnóstico de paralisia cerebral, o rapaz realiza a atividade para potencializar a sua deambulação.

"Como ele ainda tem dificuldade em manter-se em pé, trabalhamos esse fortalecimento para que consiga em breve andar sem a ajuda de meios auxiliares de locomoção. Melhorar ainda mais a sua postura corporal, equilíbrio e coordenação motora”, detalha a terapeuta pontuando que o reabilitando também trabalha a parte superior visando à coordenação motora fina e ganho de força que é o ato de pegar e segurar objetos, com mais precisão e firmeza. 

Há cerca de seis meses com o Treino de força inserido no plano terapêutico, a profissional destaca pontos positivos na reabilitação do usuário. “Já obteve melhora, principalmente, de ganhos de força nos músculos superiores, tais como, em tronco, abdominal, bíceps e tríceps; que proporciona ao Davi a ter sustância segura ao precisar puxar, empurrar ou segurar objetos com as mãos, por exemplo”, finaliza Samila Ferreira. 

Evolução esta que é comemorada por Ellen Uchôa, de 46 anos, mãe do reabilitando. “Hoje, durante as atividades do dia a dia, o meu filho se locomove sozinho como num simples gesto de abrir a geladeira para pegar um copo com água; consegue ir ao banheiro sem a ajuda de ninguém para escovar os dentes, por exemplo. Tudo isso, antes, ele não realizava. Estou muito feliz com a evolução dele por meio das terapias, principalmente, esta conduzida pela Fisioterapia e Educação Física”.    

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço - O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.