Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Nateas já contabilizam mais de 75 mil atendimentos ambulatoriais

Núcleos são responsáveis por atender e dar assistência a pessoas com autismo em Belém, Capanema e Tucuruí

Por Mozart Lira (SESPA)
24/07/2023 18h09

Uma das inovações implantadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para a assistência a pessoas com autismo, os Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) sediados em Belém, Capanema e Tucuruí já realizaram, juntos, mais de 75 mil atendimentos ambulatoriais. 

Essas três unidades fazem parte da contínua implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que criou na Sespa em 2020 a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa), que vem proporcionando dezenas de iniciativas eficazes a pessoas com TEA. 

Ao todo, foram planejados sete Nateas para descentralizar o atendimento em polos estratégicos do Estado a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, outros quatro Nateas estão atualmente em construção: Marabá, Altamira, Breves e Santarém. “Estamos avançando para o interior do Estado, amenizando as distâncias e ao mesmo tempo criando referências regionais para viabilizar o atendimento dessa demanda que antes era suprida, minimamente, pela rede privada”, relata a coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho.

O primeiro dos Núcleos criados pela gestão estadual, o Natea Belém, situado no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), já realizou 64.844 atendimentos entre janeiro de 2021 e junho deste ano. 

Por sua vez, o Natea localizado na Policlínica do Lago de Tucuruí já realizou 6.147 atendimentos entre setembro de 2022 e 30 de junho deste ano. Inserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional (HRPC) e a Policlínica, em Capanema, o Natea Caetés já fez 4.290 atendimentos no período de dezembro do ano passado a 30 de junho deste ano. 

Em todos esses Nateas já implantados há uma equipe multidisciplinar que oferece serviços focados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e em evidências científicas que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com autismo, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos com diagnóstico ou em investigação. 

Todos os Nateas contam com médicos de diversas especialidades, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros... Além da equipe multiprofissional, dispõem de espaços voltados para aplicação das intervenções, como salas de terapia individual e em grupo, jardim sensorial, e outras práticas com evidências científicas, entre outros.

Serviço: Para ser atendido em algum dos Nateas, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, seja criança, adolescente ou adulto, deve seguir os seguintes passos: ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos da residência a fim de ser colocado no fluxo de regulação com o objetivo de ser encaminhado finalmente ao Núcleo