Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"JULHO AMARELO"

Sespa garante testes rápidos para hepatites e HIV e aplica vacinas em Salinópolis

Campanha alerta contra as hepatites virais e assegura imunização contra a hepatite B, Influenza, meniningite meningocócica, febre amarela e covid-19

Por Melina Marcelino (SESPA)
23/07/2023 17h32

Servidora da Sespa colhe sangue para teste rápido de detecção de doenças, entre as quais a hepatite B, em SalinópolisUma equipe da Coordenação Estadual de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) esteve no Centro Integrado de Comando e Controle, na praia do Atalaia em Salinópolis, neste terceiro final de semana de julho. A equipe ofereceu para a população presente 212 testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, além de ter aplicado 89 doses de vacinas contra Hepatite B, Influenza, Menigocócica, febre amarela e Covid-19 na sexta, dia 21, e sábado, dia 22.

Vacinas também foram aplicadas para imunizar as pessoas contra a gripe, covid-19, hepatite B, entre outrasA Coordenadora Estadual de Hepatites Virais, Marília Magalhães, presente na ação, falou sobre a importância da prevenção no combate às hepatites virais: “O Julho Amarelo é uma campanha destinada a gerar conscientização da população a respeito das hepatites virais que são infecções silenciosas, ou seja, não costumam apresentar sintomas. Além dos testes realizados e vacinas aplicadas, fica o alerta a todos os que por aqui passaram e para a população em geral da importância da prevenção para evitar risco de contaminação”, declarou.

As hepatites virais, que são tema da campanha Julho Amarelo, são inflamações no fígado, causadas por vírus. A contaminação da Hepatite A acontece pela falta de saneamento básico e higiene. A Hepatite B é a que possui a maior incidência na população e se dá pela transmissão por via sexual ou contato sanguíneo com equipamentos contaminados, por exemplo. Já na Hepatite C, o contato ocorre de forma sexual desprotegida com menor frequência e o contato sanguíneo com equipamentos que perfuram e cortam com maior frequência.

O que fazer? - Em caso de suspeita de hepatite, se a pessoa teve contato com alguém com o vírus, se compartilhou objeto cortante ou teve relação sexual desprotegida, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para fazer o teste rápido, que é realizado de forma segura, gratuita e em todos os municípios do Pará. Em caso de teste positivo, o paciente é encaminhado para o serviço especializado para iniciar o tratamento. 

A campanha continua no próximo final de semana, dias 28 e 29. No dia 28, a equipe da Sespa estará das 8h30 às 13h no Mercado Municipal de Salinópolis e no dia 29 na Orla do Maçarico das 17h às 21h.

Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa) com informações de Tatiane Freitas