Semas ultrapassa 100 atendimentos de Cadastro Ambiental Rural em Rondon do Pará
Equipe da Secretaria foi ao encontro dos produtores na Expo Rondon, que ocorre no município até domingo (23)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) concluiu na quinta-feira (20) uma ação de regularização ambiental de imóveis rurais, voltada a produtores, durante a 41ª Expo Rondon, a maior feira agropecuária do município. A ação do Programa Regulariza Pará também atendeu proprietários e possuidores de imóveis dos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins e Dom Eliseu, no sudeste paraense.
No evento, que ocorre no Parque de Exposições de Rondon do Pará até o próximo domingo (23), foram realizados mais de 100 atendimentos de Cadastro Ambiental Rural (CAR), atingindo também responsáveis técnicos (consultores) e demais interessados no processo de regularização ambiental.O 'Regulariza Pará' atendeu proprietários e possuidores de imóveis em três municípios
“A Semas, através do Programa Regulariza Pará, tem realizado mutirões semanais de atendimento ao produtor rural em diferentes municípios do Pará. As feiras agropecuárias, como a Expo Rondon, ocupam cada vez mais espaço em nosso planejamento de mutirões regionalizados, por reunir condições ideais de atendimento ao produtor que busca a regularização ambiental rural através da análise e validação do Cadastro Ambiental Rural. É a Semas, com diferentes equipes volantes da Diretoria de Geotecnologias, marcando presença nos municípios com ações de regularização de imóveis, que garantem o avanço da produção rural sustentável no Pará ”, explicou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.
Equipe da Semas responsável pela açãoReconhecimento - As ações ocorreram no Sindicato dos Produtores Rurais (Sirpa), por meio de parceria entre o Sindicato e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Essa atuação da Semas e do Sindicato dos Produtores Rurais é muito boa, porque pude resolver todos os problemas dos meus clientes de validação de CAR. Acredito que uma ação como essa vem agregar para todos nós, tanto na área de assistência técnica quanto na regularização, pois sem isso o agro não continua. É uma ação muito positiva. Estou muito satisfeito, e espero que aconteça mais vezes”, disse Landerson Moreira, consultor ambiental.
Fernando Silva, produtor rural, agradeceu “à Semas, que se dispôs a vir aqui para agilizar os processos que estavam em andamento e, principalmente, junto com o Sindicato Rural, poder agilizar minha licença".
João Malcher, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondon do Pará, também reconheceu a importância da iniciativa. “Quero agradecer ao governo do Estado, ao governador Helder Barbalho, ao secretário Mauro O’de Almeida e ao secretário Rodolpho Zahluth por esse trabalho de toda a equipe da Semas, que veio ao nosso Sindicato, em uma ação que está ajudando muito os nossos produtores, que cada vez mais querem se regularizar, o que exige que façamos essas parcerias com o governo do Estado, que está atento às nossas necessidades de segurança no campo e de regularização fundiária”, ressaltou.
Mais informações estão disponíveis no portal do Programa Regulariza Pará, eixo de implementação do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA): https://www.semas.pa.gov.br/analisecar/index.php