Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

3º Grupamento Bombeiro Militar tem 90% das obras concluídas em Ananindeua

Complexo integra Grupamento de Socorro e Emergência com prédio administrativo, novos alojamentos para treinamentos, entre outras instalações

Por Giovanna Abreu (SECOM)
21/07/2023 12h16

Cerca de 90% das obras do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, em Ananindeua, estão concluídas. O complexo, que integrará o Grupamento de Socorro e Emergência, está em fase de acabamento e pintura e será entregue à população neste segundo semestre. O investimento total gira em torno de 2 milhões de reais.

A nova infraestrutura contará com quatro novos espaços: a garagem operacional de viaturas administrativas, operacionais de incêndio e ambulâncias; um destinado ao alojamento dos bombeiros militares que estarão de plantão 24h; o prédio administrativo para receber os cidadãos para emissão de relatórios e solicitação de vistorias, com auditório para cursos, palestras e treinamentos; área de convívio para os militares. Uma torre de água para abastecimento do caminhão de incêndio também está sendo construída.

“Nossos alojamentos serão preparados para guarnições completas, cabos e soldados, subtenentes e sargentos, oficiais, masculino e feminino, possuirá refeitório amplo, academia, auditório para instruções, área de expurgo para ambulâncias e almoxarifados amplos e adequados para materiais de atendimento pré-hospitalar. A localização, na BR-316, é estratégica para proporcionar um rápido atendimento às ocorrências nessa rodovia de fluxo intenso e áreas adjacentes”, destaca o Tenente Felipe, comandante do 3º Grupamento de Bombeiro Militar.

O 3º Grupamento Bombeiro Militar atua em todos os bairros e ilhas da região de Ananindeua, assim protegendo e salvaguardando uma população de aproximadamente meio milhão de pessoas, e para cumprir essa missão, terá cerca de 15 militares de plantão por dia, além do expediente administrativo, prontos para atender a população, resultando em um efetivo total de aproximadamente 100 bombeiros.

“Esse complexo vai gerenciar todo o atendimento dos quartéis do Pará. Daqui vão sair os materiais operacionais de saúde, ambulâncias, escalas de serviço. Na construção, estamos priorizando o conforto dos militares e a valorização dos profissionais, que refletem diretamente no serviço ofertado à população, com atendimento mais rápido e de qualidade. Só temos a agradecer esse investimento do Governo do Estado para fazer o melhor pelos nossos militares”, assegura o sargento Marcos Contente, que é engenheiro civil e bombeiro fiscal responsável pela obra.

MAIS OBRAS – Estão em andamento as obras de reconstrução dos grupamentos militares de Mosqueiro, São Miguel do Guamá, Altamira e do “Casarão”, antiga sede do Comando Geral dos Bombeiros. O complexo da Academia de Bombeiro Militar está sendo reconstruído e ampliado e o Centro de Serviços de Manutenção em Viaturas e Material Operacional está sendo construído.

Inserida na estratégia estadual de reestruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), a construção e reconstrução de novas unidades em Almeirim, Oriximiná, São Félix do Xingu, Xinguara, Novo Progresso e Portel estão previstas para impulsionar a melhor prestação de serviço à população paraense.

“Desde o início de 2019, com a atual gestão, vivemos um momento singular no Corpo de Bombeiros, um processo de transformação da capacidade de atendimento da população e reaparelhamento das unidades, a partir de um aporte de investimentos sem precedentes na história da corporação. A cada ano, passamos por reestruturações, inclusive, do nosso quadro efetivo. Temos 400 bombeiros em formação e já está autorizado novo concurso para mais de 1.800 soldados e 120 oficiais, o que totalizará cerca de 2.500 novos militares nessa gestão”, ressalta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jayme Benjó.