Tribunal de Contas do Estado leva palestra sobre cidadania para UsiPaz Cabanagem
TCE abordou temas como a importância da participação da sociedade, em geral, no controle das políticas públicas e na gestão dos gastos públicos
A UsiPaz Cabanagem recebeu a palestra “TCE Cidadão Comunidade”, um projeto do Tribunal de Contas do Estado que leva informação para as comunidades sobre assuntos que envolvem a cidadania e as funções do TCE. O evento foi realizado na quinta-feira (20).
Realizada em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), a atividade contou com cerca de 80 participantes. Para a secretária adjunta da Seac, Alessandra Amaral, a palestra foi um importante momento para levar informações para a juventude.
“É de suma importância esse conhecimento para os nossos jovens, pra entenderem o que o Tribunal realiza, quais as necessidades deles estarem interagindo, e poder visitar e multiplicar tudo o que aprenderam nessa palestra. A gente avalia que trazer esse conhecimento pra cá é muito grandioso, pois vamos ter a visitação desses jovens lá no Tribunal, vão participar de sessões e saber que é aberto para a população." acredita a secretária.
A diretora geral da Escola de Contas do TCE, Carmem do Carmo, avalia como muito positivo esse momento com a comunidade. "Foi um momento riquíssimo de conhecimento, em que a comunidade aqui presente na Usina pôde conhecer e conversar acerca desses assuntos que envolvem a cidadania, especialmente no que se refere ao controle social. A comunidade pôde perceber a importância da sua participação no controle das políticas públicas e na gestão dos gastos públicos. Essa juventude precisa ter a dimensão da responsabilidade como cidadão com direitos e deveres”, afirmou.
O Tribunal também mostrou o papel a que ele, constitucionalmente, está destinado, para além de um papel fiscalizatório, um papel pedagógico. A palestra foi ministrada pelo conselheiro do TCE, Julival Rocha. "Houve uma grande participação da comunidade, nós percebemos a sede de aprenderem, de se qualificarem, de contribuir como cidadãos com o controle social para ajudar o tribunal e a própria sociedade”, observou
O conselheiro ainda falou sobre o "Observatório Social", projeto piloto que está sendo estudado para possivelmente ser implementado nas Usinas da Paz. "Estamos amadurecendo a ideia ainda, seria colocar uma sala aqui para que os participantes das UsiPaz tivessem um incentivo maior de fazer as denúncias para os órgãos competentes por meio desse Observatório Social”, explicou Julival Rocha.
Quem prestou bastante atenção na palestra foi o Luiz Fernando, de 15 anos. "Foi muito importante, porque o TCE trouxe uma informação pra gente, que podíamos até ter, mas não saber como usar, que no caso foi exercer a nossa cidadania, nossos direitos e deveres, explicou qual a importância desse projeto, qual a função dele na sociedade e podemos agora contribuir pra nós mesmos, melhorar a nossa cidadania, nos dando empoderamento. Como cidadãos podemos denunciar e exercer nossa função e melhorar a vida de todos”, contou o adolescente.
Texto de Matheus Maciel sob supervisão de Dani Franco