Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar registra mais de 150 mil atendimentos à população neste semestre

Unidade oferta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial para usuários transgêneros, entre outros serviços

Por Governo do Pará (SECOM)
21/07/2023 09h09

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, concluiu o primeiro semestre de 2023 mantendo a qualidade, segurança e humanização na prestação de serviços aos seus usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. A unidade do governo do Estado é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e garantiu 157.636 atendimentos relevantes, com mais de 97% de satisfação dos usuários.

Unidade hospitalar registra 34.323 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 1.617 internações, 1.930 cirurgias, 199.725 exames gerais e 6.363 sessões multiprofissionais. Entre os avanços e conquistas da gestão, o diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, destacou a realização da milésima cirurgia bariátrica do Programa Obesidade do Governo do Pará, que tem assegurado maior qualidade de vida, reintegração social e mais saúde a pacientes.

Com foco na melhoria contínua da assistência prestada aos seus usuários, a gestão do HJB, com apoio da Sespa, destaca os avanços no primeiro semestre, entre elas:

- A unidade ficou em 3º lugar, em campanha nacional da corrida ambiental do Projeto “Guardião Azul” promovido pelo INDSH com o intuito de elevar o patamar da gestão sustentável na saúde, no âmbito de hospitais que atendem exclusivamente o SUS, e ser uma das maiores iniciativas ambientais da área hospitalar já promovidas no país.

- Realização da I Jornada Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica

- Aquisição de novos equipamentos de tecnologia avançada que contribuem para a melhoria do tratamento dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto da Unidade.

- Pelo 5º ano consecutivo a unidade hospitalar é reconhecida nacionalmente pelo seu padrão de qualidade na produção de alimentação saudável, com a conquista do selo Green Kitchen (Cozinha Verde), concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes / USP (FUPAM).

- Desenvolvimento do projeto Horta Hidropônica, que busca materializar o pilar da sustentabilidade, essencial para uma vida mais saudável.

- Pioneirismo no Norte do país a participar do projeto IMPACTO MR- PAV- um estudo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC)- que tem o intuito de validar a aplicação dos critérios diagnósticos epidemiológicos de Eventos Associados à Ventilação Mecânica (EAV) nas Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV) notificadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- Melhorias na estrutura física da unidade hospitalar, além de equipamentos de suporte médico-hospitalar e mobiliários, beneficiando os usuários assistidos, inclusive, aqueles em tratamento da obesidade que se encontram no processo pré-operatório de cirurgia bariátrica.

“Estes avanços e conquistas reforça a nossa busca constante pela excelência do atendimento mais humanizado e seguro para os nossos pacientes. Estamos na metade do ano e considero que ainda vamos conquistar muito mais até o final de 2023, visto que sempre estamos  investindo na capacitação de nossos colaboradores e ajustando nossos processos. Agradeço o compromisso de nossa equipe e ao Governo do Pará pelos investimentos na assistência à saúde pública”, ressaltou o gestor.

Moradora e pescadora, em Muaná, Edna Gama: "Tem um ano que eu uso os serviços do hospital e acho muito bom sempre""A pescadora Edna Gama, 55 anos, da cidade de Muaná sempre utiliza os serviço do HJB ressalta a sua satisfação pelo seu atendimento. “Já tem um ano que eu uso os serviços do hospital e acho muito bom sempre que venho aqui. Eu faço tratamento da tireóide e agora fui com o dermatologista, sempre recomendo para os meus familiares”.

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do governo do Pará. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar dos usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica das doenças metabólicas e gastrointestinais, e fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800. 

Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB