Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Exposição de Fotografias celebra trabalho de 40 anos da Emater em Breves, no Marajó

Por Ascom (Ascom)
20/07/2023 12h26

No circuito de comemorações associadas do Dia do Agricultor Familiar, 25 de julho, e do Dia do Agricultor/Dia do Produtor Rural, 28 de julho, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Breves, no Marajó, promoverá uma exposição com 300 imagens sobre a relação de trabalho, amizade e confiança com cerca de 120 famílias da Colônia Tancredo Neves.

Endereçada no Km 17 da rodovia PA-159, a estrada Breve-Anajás, a Comunidade é atendida pela Emater, desde o assento dos primeiros moradores, em 1985. Em uma área total de mais de 14 mil hectares, a tradição é de diversificação:  plantio de hortaliças, plantio e beneficiamento de mandioca, fruticultura, criação de galinhas, criação de porcos, piscicultura e açaí. 

A mostra fará parte da programação do evento Dia do Produtor Rural, a se realizar na sede da Associação dos Produtores Rurais da Colônia Tancredo Neves (Aprocotane), no domingo (23), de início às 10h, com apoio da Emater, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Breves (STR) e iniciativa privada. A expectativa é de um público de mais de 150 pessoas, da Colônia em si e da vizinhança. 

Memória

As fotos assinalam os momentos de acolhimento, difusão tecnológica, mobilização, acesso a políticas públicas e capilaridade de serviços do Governo do Estado, em um processo metodológico de captação, inerente ao exercício de assistência técnica e extensão rural oficiais. 

Alguns registros homenageiam vinte agricultores falecidos na última década, sobre os quais o atendimento direto da Emater resultou em melhoria de qualidade de vida e impulso dos sistemas de produção. 

“Essas fotos são material extensionista, de acompanhamento da nossa atuação e  composição de ciência aplicada, para estudo, observação e comprovação. Mas podemos dizer que são fotos também de  histórias, de sentimentos, de batalhas e de vitórias. Antes de servidores, somos seres humanos; antes de agricultores, são seres humanos - e todos nós convivendo no processo de desenvolvimento sustentável. É um festejo importante, haja vista que resgata a marca da Emater como protagonista ”, considera o chefe do escritório local da Emater em Breves, o engenheiro agrônomo Marinaldo Gemaque. 

Só de crédito rural com o Banco da Amazônia (Basa), os projetos da Emater intermediaram o repasse de um volume superior a R$ 15 milhões nos dez anos recentes, de acordo com relatórios institucionais. 

Dia do Produtor

Além da exposição de fotos, no evento na Colônia Tancredo Neves a Emater distribuirá sementes de hortaliças e mudas (açaí, jambo, bacabi), sorteará equipamentos, como roçadeira, e entregará cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) e cadastros ambientais  rurais (cars). Ainda, ofertará um almoço especial: feijoada preparada com ingredientes rurais doados por parceiros. 

Texto de Aline Miranda