Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Abelardo Santos forma segunda turma do curso de cuidador de idosos

Ação busca desenvolver uma visão empreendedora e o domínio técnico e científico sobre o cuidado à pessoa idosa

Por Ascom (Ascom)
18/07/2023 10h10

A busca por conhecimento e novas oportunidades, não há data e nem hora para Denize Cunha, de 55 anos. Em pleno mês de julho, tradicional mês do descanso e passeios devido às férias escolares, a autônoma  resolveu aperfeiçoar suas habilidades como cuidadora de pessoas idosas.  “Eu agarrei essa chance de ter um certificado. Na minha rua as pessoas já me recomendam. Faço esse cuidado com muito amor e agora vou aprender mais ainda”, disse.

Entusiasmada com a iniciativa, ela afirma que a oportunidade será um divisor de águas em sua vida profissional. "Eu já  cuido de idosos de forma ocasional. O curso, agora,  vai ajudar a melhorar a sua atuação na área, me capacitar para novos desafios", acrescentou. 

Com o início na segunda-feira (17), a segunda turma do curso de cuidador de idosos promovido pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, contou com 48 participantes que vão atuar na função com mais autonomia e segurança.  

A técnica de enfermagem, Gabriela Machado, de 20 anos, decidiu aperfeiçoar seus conhecimentos. “Como já sou da área da saúde e agregar conhecimento é essencial. Além disso, tenho idosos em casa e quando eu for trabalhar com esse público terei mais segurança. Estou muito satisfeita com tudo que está sendo ensinado”, confidenciou. 

Oportunidade 

A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Jamilly Silva, destaca que a oportunidade é totalmente gratuita e voltada para as pessoas que moram próximo a instituição. A programação conta aulas teóricas e práticas, ministradas por diversos profissionais da instituição, dentre eles estão: médica, enfermeira, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutica, nutricionista, sendo que nesta edição foram adicionadas mais três especialistas ao curso, fonoaudióloga, psicóloga e bombeiro para ensinar as técnicas de primeiros socorros.

“Nesta segunda edição do curso conseguimos enriquecer ainda mais a programação incluindo esses profissionais. O intuito é agregar diferentes áreas de formação que atuam em conjunto na promoção à saúde dos idosos e nesse mercado, assim ofertando uma formação com habilidades e competências multidisciplinares para que eles se tornem pessoas qualificadas competitivas no mercado de trabalho”, ponderou.

A ação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH),buscou desenvolver, treinar e fornecer conhecimento por meio de uma equipe multidisciplinar capacitada. “Desta forma conseguimos desenvolver uma visão empreendedora e domínio técnico e científico sobre o tema”, detalhou a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga.

A diretora geral do HRAS, Aline Oliveira, explicou que a capacitação, ministrada por profissionais de saúde da própria unidade, abordou temas como aspectos psicológicos no cuidado, na fisioterapia, na promoção da saúde e no Estatuto da pessoa idosa. “Acreditamos que o curso será um diferencial na vida dessas pessoas. Na primeira turma no ano passado, foram disponibilizadas 20 vagas e todas foram preenchidas com uma carga horária de 40 horas. Nesta edição dobramos o número de vagas e também preenchemos todas, e ainda tivemos que disponibilizar mais algumas.” Observou

Profissão - O Cuidador de Idoso é o profissional que tem como atribuição os cuidados com a pessoa idosa, no que diz respeito ao seu bem-estar, considerando como fatores: a higiene, conforto, entretenimento, alimentação, mobilidade e saúde, de modo a zelar por sua integridade, física, emocional e social. Atua na inclusão e na relação entre o idoso, seus familiares e os integrantes da equipe profissional de saúde.

O HRAS é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto da Ascom Abelardo Santos