Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Salinópolis realiza mais de 85 mil atendimentos após um ano da reconstrução

Plano estadual de ampliação contempla um novo centro obstétrico e uma agência transfusional para a unidade

Por Giovanna Abreu (SECOM)
18/07/2023 09h17

Com equipes, materiais e medicamentos reforçados para o mês de julho, pelo maior fluxo de turistas em Salinópolis, o Hospital Regional Dr. Olympio Cardoso da Silveira (HRS), na região nordeste paraense, registra mais de 85 mil atendimentos realizados em um ano de funcionamento, após a entrega das obras de reconstrução e ampliação da unidade. 

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, o hospital segue um plano contínuo de ampliação, que contemplará um novo centro obstétrico, com a implantação de três quartos PPP (pré parto, parto e pós parto) e uma agência transfusional.

“Todos os investimentos aplicados na saúde são para proporcionar qualidade de vida à população, levar mais conforto, dignidade e bem estar. No caso do hospital de Salinópolis, atendemos uma reivindicação dos moradores do município, mediante um projeto que foi desenvolvido e executado pela Sespa. Foi uma medida que tem aprimorado o atendimento à população também da região dos Caetés”, destaca o secretário. 

Em julho de 2022, foram entregues reconstruídos o setor de internação, consultórios e bloco cirúrgico, além da ampliação do setor de atendimento ambulatorial. Atualmente, a unidade conta com 49 leitos de internação, quatro leitos de sala vermelha, quatro de observação adulto e quatro de observação pediátrica.

Para o paciente João Batista Lima, morador de São João de Pirabas, a reconstrução do hospital proporciona um ambiente mais amplo e com maior conforto tanto para quem atende, quanto para quem é atendido. “Precisei ficar internado após uma cirurgia para reversão da colostomia e o atendimento que eu tive foi muito bom. Me trataram com toda a atenção, sempre preocupados com a medicação correta e no horário. Todo o auxílio que eu precisei, pude contar com os profissionais. A unidade está de parabéns pelo espaço e pelo trabalho desenvolvido”, afirma.

O HRS é portas-abertas, atendendo demanda espontânea, ou seja, o paciente não precisa de encaminhamento para ser atendido como ocorre com a maioria dos Hospitais Regionais. É uma unidade de urgência e emergência, com atendimento em clínica médica, pediatria, obstetrícia, ginecologia, urologia e gastroenterologista. Realiza cirurgia geral, cirurgia ginecológica e cirurgia urológica. 

“O hospital está situado em uma cidade turística e, com isso, nos períodos de férias, finais de semana e feriados, há um aumento na demanda de atendimentos, devido a quedas, acidentes de trânsito, pequenos acidentes domésticos, assim como AVC, infarto e politrauma. Buscando garantir um atendimento de qualidade no mês de julho, a escala de médicos foi reforçada, assim como materiais e medicamentos”, explica Luana Noronha, diretora do HRS.  Nesses primeiros dias de julho, foram registrados atendimentos a 19 vítimas de acidentes de trânsito, nenhuma vítima fatal. 

SERVIÇO:
O Hospital Regional de Salinópolis fica na Rua João Pessoa, nº 888, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3423.1834.