Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E MEIO AMBIENTE

'Cultura Eco Festival de Verão' amplia ações de sustentabilidade em Salinópolis

A programação promovida pela Cultura Rede de Comunicação prossegue no próximo final de semana, conscientizando e animando veranistas

Por Raiana Coelho (SECTET)
17/07/2023 17h24

Em mais um final de semana do “Cultura Eco Festival de Verão”, em Salinópolis, município do nordeste paraense, equipes da Cultura Rede de Comunicação do Pará expandiram, nos dias 14, 15 e 16 de julho (sexta-feira a domingo), as atividades educativas pela preservação do meio ambiente, estimulando adultos e crianças a repensarem sobre a responsabilidade com a saúde do planeta.

Troca de garrafas PET por corpo do festival vem ajudando a reduzir a quantidade de lixo em SalinasAlém do playground sustentável, sucesso total na abertura do evento, no início de julho, mais de 90 crianças já aproveitaram as brincadeiras e oficinas educativas que utilizam materiais recicláveis para ressignificar o lixo produzido pelos frequentadores. Houve também a distribuição de sacolas biodegradáveis na rampa da Praia do Atalaia e na nova orla Beira-Mar, na área do Maçarico, dois dos principais pontos turísticos de Salinas, e que acaba recebendo uma grande quantidade de lixo diariamente. Foram entregues 24 mil sacolas biodecompostas aos veranistas, que puderam armazenar seu lixo de modo responsável.

Outro sucesso da programação foi a troca de um copo com a marca do festival por cinco latas de bebidas ou garrafas PET, que serão destinadas às cooperativas de recicláveis do município. Foram 1.200 copos entregues só neste final de semana, com o apoio de promotores locais, a fim de incentivar a economia nativa e garantir um turismo mais limpo e sustentável em Salinópolis, no litoral atlântico do Pará.

Compromisso - Segundo Vanessa Pieroni, diretora em exercício de Comunicação Comunitária e Cidadania da Funtelpa, departamento responsável pelas ações de sustentabilidade do “Cultura Eco Festival de Verão”, a ressignificação do lixo produzido diariamente é o ponto de partida para um compromisso com o meio ambiente. “As pessoas não possuem o hábito de juntar seu próprio lixo, e quando enxergam a possibilidade de ganhar algo palpável com isso, como foi o caso dos copos que nós trocamos, elas começam a acordar para essa prática. A gente conseguiu arrecadar um volume muito grande de lixo, que poderia ser simplesmente despejado nas ruas, mas que agora será entregue a pessoas que têm expertise no reaproveitamento desses materiais”, ressaltou

Vanessa Pieroni também destacou a importância de aumentar o contato com a natureza. “Toda essa nossa programação é um incentivo para as crianças saírem da frente das telas, saírem de casa para ter mais contato com a natureza, fazendo atividades lúdicas ao ar livre e trabalhando a conscientização do que elas podem fazer com materiais que trazem para as oficinas, como papelão e garrafas plásticas”., acrescentou.

Crianças brincam e desenvolvem a consciência ambiental com as atividades promovidas pela Cultura Rede de ComunicaçãoA menina Evelin Vitória, 9 anos, gostou das atividades, e disse ter aprendido “que não pode jogar o lixo na rua; tem que jogar nas lixeiras porque é errado fazer diferente, e o planeta fica doente”.

Além das ações ecológicas, o festival conta com torneios esportivos pela manhã e shows musicais à noite, na orla Beira-Mar.

Serviço: O “Cultura Eco Festival de Verão” prossegue no próximo nos dias 21, 22 e 23 de julho, com torneio de futevôlei no sábado (22) e domingo (23), durante o dia. As inscrições ainda estão abertas, e podem ser feitas pelo WhatsApp (91) 99116-6357. Também haverá mais distribuição de sacolas biodegradáveis na Praia do Atalaia e na orla Beira-Mar, além do playground sustentável na Casa de Cultura Fonte do Caranã, e dos shows musicais à noite.