Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2023

Operação Verão 2023 leva mais segurança aos veranistas no distrito de Mosqueiro

Estratégias compreendem o policiamento diuturno nas praias e pontos de maior concentração de pessoas, como o Caramanchão no Chapéu Virado

Por André Macedo (SEGUP)
16/07/2023 20h15

As forças de segurança seguem trabalhando nesta "Operação Verão 2023” para levar mais segurança para mais de 90 localidades no Pará. Quem ficou na Região Metropolitana de Belém e buscou a ilha de Mosqueiro, neste final de semana, percebeu a intensificação das rondas e das fiscalizações do policiamento diuturno na bucólica. 

Para acompanhar a movimentação e reunir as forças, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com a Guarda Municipal de Belém, instalou na praia do Chapéu Virado, próximo ao Caramanchão, uma unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle. 

Entretanto, desde a chegada na ilha, a população já podia acompanhar a fiscalização viária, promovida por agentes do Departamento de Trânsito (Detran), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e pela Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Foram observados licenciamentos vencidos de veículos e a documentação de condutores dentro da validade, além da “Lei Seca” para aqueles que conduzem sob efeito de álcool. Em casos irregulares, os veículos foram retidos e os condutores encaminhados para unidade policial. 

Já na faixa de areia, a operação “Tolerância Zero”, observava o uso de linhas cortantes e ceróis, o que é proibido por lei estadual e também o uso de som automotivos com volume excessivo, o que é constatado como poluição sonora e perturbação do sossego alheio. 

Do Centro Móvel, os agentes acompanham o fluxo de pessoas e o acionamento das viaturas da área em caso de ocorrências. De acordo com o coordenador do centro, Tenente-coronel Coronel Celton de Jesus, diante da necessidade do grande número de veranistas na ilha a estratégia da segurança conta com o reforço de efetivo. 

“Pela proximidade que a ilha de Mosqueiro tem com a capital, muitos deslocam aos finais de semana para aproveitar as inúmeras praias que aqui existem. Para dar mais segurança e conforto a todos, a Segup vem acompanhar junto com as forças de segurança o movimento, articulando e dando seguimento nas ocorrências e nos atendimentos de emergência”, explica o coordenador. 

Autuações

Dentro do trabalho realizado pelas forças, uma pessoa foi encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos devido a apreensão de linha cortante.  Ela se negou a entregar o material, chegando até a ferir um agente da Polícia Civil. 

Combate a Importunação e exploração sexual

Equipes da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) da Segup e da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (Dav) da Polícia Civil realizaram orientações e divulgaram material gráfico de combate à importunação sexual em nas praias, bares, restaurantes e casas de show. 

A delegada titular da Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca) Santa Casa, Karina Figueiredo, ressalta a importância da ação nesta época do ano. “Neste período de veraneio é muito importante aproximar a Segurança Pública da população, levando campanhas de prevenção e de conscientização sobre crimes contra mulheres e crianças e adolescentes, em bares, nos restaurantes, nas casas de show e nas praias da Ilha de Mosqueiro. Nosso principal foco é o enfrentamento da importunação sexual e a exploração sexual de menores. As ações se perfazem desde a explicação sobre quais condutas configuram crimes até ressaltar a importância de acionar os canais de denúncia”, destacou. 

Operação Verão 2023

A Segup, juntamente com os demais órgãos de segurança, deflagrou, em mais de 90 localidades paraenses a “Operação Verão 2023”, com um efetivo de 5,6 mil agentes de segurança, reforçando as ações junto ao policiamento local de cada localidade. Essa é a maior operação do ano, e envolve todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, com o objetivo de reforçar a segurança, enfrentar a criminalidade, e garantir tranquilidade e entretenimento, nas principais praias e balneários do Pará.