Emater e Semas promovem capacitação para servidores sobre Cadastro Ambiental Rural
Ação envolveu o Regional das Ilhas, da Emater, que compreende os escritórios locais de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, entre outros
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no âmbito do Programa Regulariza Pará, promoveu na sede do órgão, em Marituba, no período de 10 a 14 de julho, o curso de Cadastro Ambiental Rural (CAR) básico.
A iniciativa objetiva capacitar 25 técnicos do Regional das Ilhas em metodologias ambientais em especial no cadastro, elaboração, retificação e análise de Cadastros Ambientais Rurais. O Regional das Ilhas compreende os Escritórios Locais de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Soure, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Ponta de Pedras, Muaná, Chaves, e Salvaterra.
O avanço na análise e validação do CAR é uma das metas do Programa Regulariza Pará, que desenvolve metodologias de análise do CAR, atualização e padronização dos fluxos de trabalho e das legislações estaduais para uniformização dos procedimentos de análise e validação do Cadastro Ambiental Rural.
"A presença dos servidores nos cursos buscando qualificação e a formação valoriza ainda mais a empresa. É importante que os servidores sejam sempre qualificados e preparados pelo órgão para que apresentem um trabalho cada vez mais célere e com mais eficiência naquilo que nós nos comprometemos junto ao governo estadual aonde nós pertencemos enquanto empresa pública", destacou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu, no encerramento do curso. "A nossa intenção é cada vez mais capacitar mais servidores, temos um planejamento que envolve todos os regionais para treinamentos nesses sentido", ressaltou Joniel Abreu.
"Queremos passar mais conhecimento aos técnicos da Emater para que eles possam cada vez mais dar resultados positivos atendendo as necessidades dos agricultores com a questão ambiental operacionalizando essas ações a nível de campo", pontuou o diretor técnico da Emater, Rosival Possidônio.
O curso foi ministrado por instrutores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A Emater e a Semas dispõe de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições que possibilita a parceria no treinamento dos servidores da Emater em todo o estado.
"O curso foi de extrema importância. Estamos agora com esse convênio da Semas e da Emater onde somos os facilitadores, nesta ideia de alinhar os entendimentos sobre os órgãos responsáveis pela regularização ambiental e fundiária", disse o palestrante do curso e técnico em gestão de meio ambiente da Semas, Márcio Carvalho.
"O Regulariza Pará está com a iniciativa onde a Semas enquanto órgão fiscalizador a cerca da regularização ambiental a nível estadual, tem disponibilizado equipes para realizar capacitações para técnicos de outros órgãos para trabalhar a cerca desta situação. Houve um tempo em que existia um déficit muito grande com relação as análises, implementações e retificações de CAR. Hoje devido a várias iniciativas de trabalho do governo estadual com os órgãos, a Semas tem feito capacitações nos municípios do estado com os técnicos da Emater com o intuito de habilita-los a fazer uma retificação de CAR por exemplo com uma qualidade maior tendo em vista que o estilo de trabalho do técnico da Emater acaba distanciando ele das ferramentas tecnológicas utilizadas atualmente, por isso é muito importante essa iniciativa para que a gente consiga alinhar o entendimento e a visualização de todos os órgãos do estado sobre a regularização ambiental", explicou Márcio Carvalho.
"No curso obtive muitas informações novas sobre legislação, normativas, é preciso estar se atualizando e aplicando as novas ferramentas ao nosso trabalho, isso vem para agregar ao nosso conhecimento para ajudar os agricultores familiares a ter o seu cadastro ambiental rural para que eles tenham acesso a regularização ambiental e as políticas públicas, contou a engenheira agrônoma, do Escritório Local de Benevides, Vanessa Cruz. "A capacitação torna o processo mais rápido e mais assertivo", concluiu Vanessa Cruz.
Após o curso na categoria de noções básicas, os técnicos do Regional das Ilhas farão no período de 24 a 28 de julho a modalidade avançada.
Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater