Polícia Civil prossegue com ações segurança pública no terceiro final de semana de verão
Operação Verão 2023 coordenada pela Segup conta o Sistema de Segurança, em trabalhos descentralizados até a próxima segunda-feira (17)
Com efetivo de servidores reforçado no terceiro final de semana de férias, a Polícia Civil do Pará prossegue com as ações integradas da “Operação Verão 2023”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
A iniciativa tem a participação dos órgãos do Sistema de Segurança. Os trabalhos descentralizados se iniciaram, na sexta-feira (14), e seguirão até a próxima segunda-feira (17), na Região Metropolitana de Belém (RMB) e no interior.
Segundo o delegado-geral, Walter Resende, o objetivo é garantir mais agilidade e qualidade no atendimento policial ao cidadão. "Estamos atuando de forma estratégica e descentralizada em várias regiões do estado. Nossas delegacias foram contempladas com reforço de delegados, investigadores, escrivães, papiloscopistas e servidores administrativos que estão dando agilidade nos procedimentos e oferecendo um atendimento acolhedor aos cidadão", destacou o titular da PCPA.
Com um largo sorriso e disposição para bem servir, Eduardo Souza Sardo, de 68 anos, que há 30 anos é investigador de Polícia Civil (IPC), e está trabalhando em Salinópolis, no nordeste paraense, é um dos 240 agentes que atuam no terceiro final de semana de veraneio.
"Amo o que faço, há mais de 30 anos trabalhando servindo a população paraense. Sempre que surge a oportunidade de compor as ações policiais ou reforço de efetivo me coloco a disposição para ajudar, pois cada experiência é diferente e sempre aprendemos algo novo atendendo o cidadão”, disse o investigador.
Além de Salinópolis, Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Cametá, Marapanim, São João de Pirabas, Marajó e outras regiões estão sendo contempladas com ações dos órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública estão nas ruas com várias frentes de trabalho e ações de prevenção a violência.
Novidades - Em Ajuruteua, distrito de Bragança, um equipe da PC atua no atendimento da população com os serviços de registro de Boletim de Ocorrência (BO) e Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e emissão de Carteira de Identidade (RG).
"Com apoio da Segup, que trouxe o Centro de Comando e Controle Móvel, a atua em ações operacional e monitoramento foram reforçadas. A Polícia Civil está presente ofertando registro de ocorrências policiais, confecção de procedimentos referentes a delitos de menor potencial ofensivo e carteiras de identidade, fortalecendo o acesso à cidadania. É uma novidade pois conseguimos beneficiar moradores de Ajuruteua e visitantes", contou o diretor de Polícia do Interior (DPI), delegado Hennison Jacob.
Fiscalizações - Com fiscalizações da “Lei Seca", condutores que trafegam em estradas que dão acesso ao distrito de Mosqueiro, em Benevides, e Salinópolis, na região nordeste, estão passando por teste do bafômetro para coibir a embriaguez no trânsito. Além disso, equipes da Divisão de Polícia Administrativa (DPA) e Divisão Especializada de Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa) estão nas ruas de forma integrada fiscalizando os estabelecimentos comerciais, bares, casas noturnas e restaurantes. O objetivo é coibir as infrações penais de poluição sonora, perturbação de sossego e manter a paz e a ordem.