Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Em Bragança, Polícia Civil vai expedir 300 carteiras de identidade até o final das férias de julho

Serviço começou a funcionar neste sábado e prosseguirá até o dia 29 nos finais de semana na praia de Ajuruteua, para moradores e visitantes

Por André Macedo (SEGUP)
15/07/2023 17h36

A partir deste sábado, nos próximos finais de semana, Segup garante em Ajuruteua expedição gratuita da carteira de identidadeDeflagrada em mais de 90 localidades pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os demais órgãos, a Operação “Verão 2023” oferece mais segurança, policiamento, ações educativas, além de serviços úteis para a população neste veraneio. 

Na Praia de Ajuruteua, em Bragança, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) iniciou o sábado (15) com a emissão de carteiras de identidade, beneficiando veranistas e turistas.
Além de ser referência no atendimento de ocorrências e na integração das forças, o CICCM inicia a partir deste final de semana a oferta de serviços de registro, garantindo acesso ao documento de identificação. 

Uma equipe com papiloscopistas da Diretoria de Identificação (DIDEM) fará a cada sábado de julho (15, 22 e 29), a emissão de 100 carteiras, totalmente gratuita, independentemente da via, totalizando 300 emissões.

O coordenador do CICCM, coronel Wellington Magalhães, salienta a importância do documento de identificação no período de férias escolares. “Muitas pessoas aproveitam para viajar em julho durante as férias escolares e é importante estar com a documentação pessoal em ordem. A emissão é um serviço social que o Governo do Estado está oferecendo neste mês de julho de forma inédita, principalmente para a população da vila de Ajuruteua que é carente deste serviço, além de turistas que necessitem dele”, afirmou.

Oportunidade - Aproveitando o verão na cidade bragantina, Warley Pastana foi um dos primeiros atendidos e obteve nova via da documentação gratuitamente. “Minha identidade já estava vencida há um tempo e aproveitei este espaço aqui na praia. Graças a Deus está tudo documentado para sair com o novo documento. Vou até divulgar para as pessoas que estão aqui na praia para que compareçam e aproveitem esta oportunidade única”, sinalizou. 

Cleidiane Ferreira Pantoja fez uma pausa no trabalho da pousada para dar entrada na sua identidade na praia de AjuruteuaCleidiane Ferreira Pantoja, soube do serviço pelo dono da pousada onde trabalha e elogiou a iniciativa. “Achei ótimo este serviço. Estava há mais de um ano buscando tirar a terceira via, pois a antiga estava rasurada, mas o agendamento demorava e aqui foi rápido e não precisei pagar”, disse.

Tranquilidade - O policiamento reforçado e a intensificação das abordagens preventivas na área pela Polícia Militar, Polícia Civil e pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), tem garantido zero registro de ocorrências até o momento no município, oferecendo tranquilidade para quem está buscando aproveitar a praia. 

As ações envolvem principalmente o policiamento a pé, em viaturas quatro rodas, em motocicletas em feiras, praças, pontos turísticos do município, além do uso de quadriciclos para ação na faixa de areia. As forças de segurança estadual e municipal também seguem realizando abordagens, fiscalizações e barreiras nas principais estradas e rodovias de acesso à região.

Em Ajuruteua, Bragança, militares se utilizam de veículos especiais para garantir a efetividade do policiamento e da segurança“O Sistema de Segurança vai seguir trabalhando de forma integrada para continuar a manutenção desta tranquilidade que vem acontecendo, para que a população possa aproveitar sem graves ocorrências e continuar contando com as forças de segurança”, afirmou o coordenador do Centro Integrado Móvel. 

Operação Verão - A Segup, juntamente com os demais órgãos de segurança, deflagrou, em mais de 90 localidades paraenses a “Operação Verão 2023”. Essa é a maior operação do ano, e envolve todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, com o objetivo de reforçar a segurança, enfrentar a criminalidade, e garantir tranquilidade e entretenimento, nas principais praias e balneários do Pará.