Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Estado oferta capacitação inédita para atendentes do SAMU

Por Caroliny Pinho (SESPA)
14/07/2023 15h20

O governo do Estado, por meio da Secretaria Pública de Saúde (Sespa), deu início na manhã dessa sexta-feira (14) ao "I Ciclo de Capacitação em PHTLS - atendimenro hospitalar - ao trauma para os profissionais do SAMU da macrorregião do nordeste do Pará". O objetivo do curso é o aperfeiçoamento de práticas de atendimento além do reforço para a realização do trabalho cada vez mais humanizado. 

"Esse será um período de imersão no qual cada turma será treinada em dias de curso intensivo com aulas práticas e teóricas. A intenção é passar conhecimento que sirva para otimizar o atendimento pré-hospitalar no qual a vítima de um acidente, por exemplo, é preparada de forma sistematizada com suporte seguindo todos os protocolos necessários para salvar vidas", afirma Patrícia Moura, coordenadora da Central de Regulação das Urgências da Macrorregião Nordeste do Pará. 

A macrorregião nordeste do Estado é composta por sete municípios e no total 112 profissionais entre atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, técnicos de enfermagem, condutores e enfermeiros devem participar da capacitação que ocorre até o próximo dia 21. 

O primeiro atendimento que vítimas recebem é fundamental para garantir que o paciente não fique posteriormente com sequelas. "Nós simulamos situações de vida real, no momento pré-hospitalar, pois isso dá subsídios para que o aluno possa aprender a atender o paciente mais crítico e fazer a diferença no prognóstico dele. Esse aprendizado com certeza vai salvar muitas vidas", disse Francilene Belo, enfermeira e instrutora do curso. 

O curso acontecerá também em agosto, no 5° Centro Regional de Saúde e em setembro no 4° Centro Regional de Saúde, totalizando 375 profissionais capacitados. "A nossa ideia é implementar isso também na nossa Central de regulação de URgencia - CRU, em Altamira com abrangência em toda região do Xingu, além CRU do baixo Amazonas e Tapajós . Com isso nós vamos mais do que dobrar a quantidade de profissionais capacitados. A ideia desse curso é cada vez mais trazer melhorias no atendimento da população trazendo humanização para o SUS", disse durante a abertura do curso Guilherme Mesquita, Diretor de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde da Sespa. 

A Sigla PHTLS significa Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma e diz respeito à uma série de protocolos usados mundialmente para realizar o primeiro atendimento de vítimas ainda em campo. Trazer o curso para o Pará é uma iniciativa inédita do governo do Estado. "Nosso compromisso é tratar a saúde pública como extrema prioridade e nós acreditamos que levar conhecimento também faz parte do nosso trabalho. Por isso, estamos muito satisfeitos com essa iniciativa que deve ser expandida para mais regiões", disse Sipriano Ferraz, Secretário Adjunto de Políticas para Saúde da Sespa.