Ação de limpeza avança para as avenidas Pedro Álvares Cabral e Brigadeiro Protásio
A operação avança para que mais vias recebam os serviços de limpeza e manutenção. Até o momento, 100 toneladas de lixo já foram coletadas da rua
Os serviços de limpeza e manutenção dos espaços públicos da capital paraense avançaram, nesta quinta-feira (13), para a avenida Pedro Álvares Cabral e a avenida Brigadeiro Protásio. Com cerca de 400 trabalhadores, os serviços estão divididos em diversas frentes de trabalho para que os locais permaneçam preservados e seguros para o deslocamento de pessoas e veículos. Com 10 dias de ação, já foram coletadas 100 toneladas de lixo dos espaços públicos.
A Pedro Álvares Cabral é uma das principais avenidas, além de ser rota estratégica para o centro da cidade, abriga diversos bairros, estabelecimentos comerciais e um grande fluxo de ônibus, pedestres e veículos ao longo de seus mais de oito quilômetros de extensão.
A via também é uma das rotas principais para quem chega no Aeroporto Internacional de Belém - Val de Cans e está recebendo serviços de limpeza na calçada, meio-fio, para desobstrução de passagem. No início da avenida, mora o seu Lucivaldo Vieira que tem um comércio e há mais de 30 anos não via uma ação como essa.
“A gente já mora aqui há trinta anos, tanto mora quanto trabalha e a gente fica satisfeito de ver o Governo tomando atitude para a limpeza pública. Infelizmente, ainda falta a educação do povo, o pessoal joga muito lixo, tem entulho e essa limpeza aí tá deixando melhor a cidade. Anos atrás, havia um grande lixão a céu aberto, o mato era alto e quem vinha do outro lado não tinha visibilidade para o nosso comércio aqui do outro lado. Estão é preciso que esteja o tempo todo limpa”, disse o comerciante.
Na Avenida Brigadeiro Protásio, os serviços ficaram concentrados na limpeza, caiação e roçagem. Todas essas atividades são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) alinhado aos órgãos municipais para que os serviços se complementem e garantam que a cidade esteja com seus equipamentos urbanos conservados, prevenção de acidentes e da saúde pública, bem como a segurança viária, com espaços livres de entulhos, sujeira para a melhoria da trafegabilidade.
O titular da SEOP, Ruy Cabral, ressalta a benfeitoria dos trabalhos para a população belenense. “É um momento de satisfação trabalhar, sempre lembrando a parceria feita com a Prefeitura de Belém, no sentido de melhorias das vias públicas, tendo em vista que precisamos ter um olhar mais carinhoso com as ruas de Belém, visto que, cada vez mais, esses resíduos são produzidos em maior escala. Isso nos dá a certeza de uma parceria correta para que o povo de Belém e quem circula nessas vias vejam que o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém se preocupam com o ir e vir das pessoas e com uma cidade mais apresentável, mais bonita”, disse o secretário de obras.
Embora os serviços tenham avançado para outras vias, os trabalhos continuam na Avenida Júlio César com a ação de recuperação de tapa-buracos para proporcionar melhores condições de trafegabilidade e garantir a segurança dos condutores e pedestres que transitam pela área, reconstrução de calçadas, limpeza das ruas e meio-fio, além de pintura no chão para evidenciar a sinalização. Outra frente de trabalho está concentrada na recuperação das muretas de proteção do elevado Daniel Berg.
A iniciativa da ação foi aprovada pelo autônomo Marco Antônio Gomes que trafega frequentemente pelas áreas que estão recebendo intervenção. “Vai melhorar porque as ruas estão muito sujas, os moradores também não cooperam. Quando a gente precisa atravessar, ir para a beirada, não tem como porque está cheio de entulho. Mas se Deus quiser, a limpeza vai melhorar e garantir a segurança pra gente que mora por aqui”, disse.
Geração de emprego - Além da organização de vias públicas, a ação também está gerando oportunidade de emprego para cerca de 400 pessoas, como é o caso do Carlo Maciel Nunes que conta da satisfação de, como cidadão, estar na linha de frente de uma ação tão importante para a população e da oportunidade de estar empregado.
“É bom estar na linha de frente, em um emprego desse dado pelo Governo para limpar nossas ruas e deixar as nossas vias limpas. É muito gratificante ver a cidade limpa. Só tenho a agradecer a Deus a oportunidade de estar aqui. A gente faz um pouco de tudo, todo mundo se ajuda, fazemos diversos serviços. Estou muito feliz, como cidadão do bem de estar ajudando a manter nossa cidade limpa”.