Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado investe em melhorias para usuários com aquisição de equipamentos no Jean Bitar

Hospital na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém, integra a rede pública de saúde do Pará

Por Vera Hojas (HJB)
12/07/2023 11h42

O governo do Estado investe na gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, que iniciou este ano com uma série de melhorias na estrutura física da unidade hospitalar, além de equipamentos de suporte médico-hospitalar e mobiliários, beneficiando os usuários assistidos, inclusive, aqueles em tratamento da obesidade que se encontram no processo pré-operatório de cirurgia bariátrica.

De acordo com o gerente Administrativo e Financeiro, Eduardo Pereira, as tratativas junto à Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) para a liberação de investimentos e  aquisições de equipamentos foram iniciadas quando a unidade hospitalar assumiu a operacionalização das cirurgias do Programa Obesidade Zero, e o hospital teve que se adequar ao aumento da demanda.

“Após apresentação de estudo situacional, recebemos da Sespa, este ano, dois valores. Um deles foi destinado à reforma da fachada do hospital, onde 90% da obra já foi executada e esperamos que até o final deste mês, a revitalização esteja concluída. O segundo investimento teve como base a cirurgia bariátrica, pois o hospital passou a realizar mensalmente 50 cirurgias. Nosso obrigado pelo apoio do Governo, por meio da Sespa”, destacou o gestor. 

Sobre as aquisições recentes, conforme informou a gestão do hospital, foram feitas com base na meta atual de 50 cirurgias, que é equivalente a 150%  a mais de investimento em todas as situações, incluindo enxoval, pessoal, salas cirúrgicas, ainda considerando que o Hospital Jean Bitar não realiza apenas cirurgias bariátricas. 

“O HJB faz cirurgia geral, cirurgia otorrinolaringológicas e outras, que necessitam de Centro Cirúrgico. Então, reforçamos sobre as necessidades da instituição diante da nova realidade e passamos a receber alguns equipamentos, fora do que foi feito pela Sespa, que foram usados em hospital de campanha em Belém, na época da pandemia”, informou o gerente Administrativo e Financeiro do hospital.

Entre os equipamentos adquiridos e já em uso, estão os focos cirúrgicos para as cinco salas de cirurgia, carros de anestesia, elevador de paciente beira leito, equipamento que dá suporte ao atendimento da equipe de Enfermagem - Dentro deste investimento de equipamentos, houve a adequação das Clínicas, já que foram solicitados que 12 enfermarias fossem adequadas aos pacientes em tratamento da obesidade. Hoje está faltando apenas a adequação de duas  Enfermarias, com substituição das camas padrão para as camas de tamanhos específicos, mas que na ausência de pacientes obesos internados, outros pacientes podem utilizá-las.

O paciente Ivan Casseb, 29 anos, funcionário público, da cidade de Salvaterra, conta que conheceu o serviço de cirurgia bariátrica, através da rede social do HJB, e logo se inscreveu para realizar o procedimento. Às vésperas de realizar a cirurgia, no processo pré-operatório, ele conta que está muito satisfeito com o atendimento e feliz por ter chegado o tão sonhado dia. “Estou com sentimento de gratidão por ter chegado até aqui e de ter passado por todos os processos antes de fazer a cirurgia, onde fiz tudo por aqui, com endocrinologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e demais especialidades da equipe de pré-operatório. Só gratidão”.

De acordo com o diretor executivo, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, sobre a melhoria geral do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Jean Bitar, já estão beneficiando ainda mais a assistência oferecida, inclusive, o corpo clínico, formado por equipe multiprofissional, está atuando com equipamentos de última geração, que traz maior segurança na atuação médica. Com relação à revitalização estrutural do prédio do HJB, já proporciona mais comodidade e qualidade no serviço prestado.

“Os profissionais se sentem mais seguros, quando os equipamentos garantem segurança para realização de seus trabalhos com qualidade e resolutividade junto aos seus pacientes. Já do ponto de vista do nosso usuário, quando o hospital oferece uma hotelaria melhor, o paciente se sente mais acolhido em suas necessidades. Um paciente obeso que tem uma cama mais adequada, fora o leito todo reformado, banheiro adaptado, passa a ter mais qualidade e melhor estadia e, como primamos pela humanização do atendimento e satisfação dos nossos usuários, acreditamos que todos os benefícios realizados já estão impactando positivamente não só no atendimento ao paciente obeso, mas em todos os pacientes, pois todos estão tendo acesso às mudanças feitas na unidade hospitalar”, destacou o gestor ao agradecer o apoio dos investimentos do Governo do Pará, via Sespa, no Hospital Jean Bitar.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, além de manter e conservar a estrutura física das unidades hospitalares, é importante investir em novas tecnologias médico-hospitalares em todos os serviços sob gestão estadual. “Não tenho dúvida de que as novas tecnologias nas mãos de profissionais capacitados, como ocorre no Hospital Jean Bitar, agilizam os procedimentos e proporcionam um atendimento mais eficaz e humanizado aos usuários do SUS”, comentou.

Serviço: O Hospital Jean Bitar, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.