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Governo do Estado fecha primeiro semestre com mais de 310 mil atendimento nas Estações Cidadania

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
10/07/2023 14h15

Coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), as estações cidadania têm se consolidado como referência em prestação de serviços à população. No primeiro semestre de 2023, foram feitos mais 310 mil atendimentos, somando as 10 unidades que estão presentes no Estado, consolidando a importância desses espaços para os paraenses.

Para a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Elieth Braga, o sucesso das estações reflete o compromisso do Estado do Pará em fornecer um ambiente para o desenvolvimento social. As Estações Cidadania têm se tornado verdadeiros pilares de apoio, oferecendo serviços essenciais, como orientação jurídica, assistência social e uma gama de benefícios para os cidadãos.

"A alta demanda por atendimentos nas Estações Cidadania demonstra a importância desses espaços na prestação de serviços e no suporte às comunidades locais. A capacidade de resposta rápida, aliada à competência das equipes envolvidas, tem sido fundamental para avançarmos na melhoria dos atendimentos aos cidadãos.  Por esta razão, o governo do Pará vem trabalhando para ampliar o número de Estações no Estado para descentralizar os atendimentos da capital e atender as necessidades da população paraense”, Elieth Braga, titular da Seplad.

As Estações oferecem diversos serviços para a população, como emissão de RG; consulta de restituição de IRPF; Recepção de processos; carteira do TEA; retirada de documento CRV; CRLV e digital; análise de processos; emissão de CTPS digital; seguro desemprego; consulta processual; orientação e proteção aos direitos do consumidor e muito mais. 

Atualmente, o Estado possui 10 unidades instaladas em regiões estratégicas, sendo cinco na Região Metropolitana de Belém; uma em Santarém; uma em Marabá; uma em Parauapebas; uma em Tucuruí e Itaituba.

“O Estado está investindo cada vez mais nas Estações Cidadania. Em equipamentos, estrutura, sistemas, softwares, tornando os espaços mais modernos e sofisticados. A capacitação e eficiência da mão de obra, tanto dos servidores, quanto dos funcionários das empresas terceirizadas é fundamental para desmistificar a ideia de que o serviço público precisa demorar, que não é de boa qualidade, e a gente busca justamente o contrário, trabalhamos sempre para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. Por isso o número de atendimentos cresce a cada dia, evidenciando o sucesso do governo do Estado, através da Seplad”, contou Kleber Lara, Coordenador Geral das Estações Cidadania. 

As unidades com os maiores percentuais de atendimentos nos seis primeiros meses deste ano foram as da Região Metropolitana de Belém, com um total de 168.939 atendimentos, seguidas pelas unidades de Marabá com 58.317, e Santarém com 35.442.

Sued BarbosaPara Sued Barbosa, morador de Belém, as Estações Cidadania  trazem diversos benefícios para a população. “Eu achei um grande projeto, a ideia de vários órgãos em um só lugar, o atendimento flui mais rápido. Sem falar na boa localização, a gente tem um acesso mais rápido até mesmo para vir para cá. Hoje eu dei entrada no seguro desemprego, meu atendimento foi ótimo, não tenho o que reclamar. Eu indicaria para outra pessoa, sem dúvida”, contou o autônomo.

Recentemente o Governo do Estado inaugurou a Estação Cidadania de Itaituba, que atende os  municípios de Novo Progresso, Jacareacanga, Trairão, Rurópolis e Placas, e também os distritos de Moraes Almeida e Castelo de Sonhos.