Graesp promove interação com jovens de projeto social em São João de Pirabas
Integrantes do “Esquadrão Jovem, Transformando Vidas” conheceram aeronave e receberam instruções teóricas e práticas sobre segurança aérea e voo
Adolescentes atendidos pelo Projeto “Esquadrão Jovem, Transformando Vidas”, no município de São João de Pirabas, no nordeste paraense, participaram na manhã deste domingo (09) de uma programação interativa com a equipe do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Durante o encontro, os jovens conheceram uma das aeronaves do Grupamento e receberam instruções teóricas e práticas sobre ações de segurança aérea e voo.
“Sempre que temos oportunidade visitamos a comunidade de Pirabas e nos reunimos com os jovens desse projeto, que visa à educação social dos adolescente, oportunizando contato com agentes de segurança que podem instruí-los e dar noções do nosso trabalho, para que eles possam ter outras referências. Esse tipo de iniciativa nos aproxima da sociedade de forma positiva, mostrando que dentro da Polícia podemos escolher por várias vertentes para servir à sociedade, como, no nosso caso, a segurança na condução de aeronaves e rondas aéreas”, destacou o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves.Em frente a um dos helicópteros do Grupamento, os jovens atendidos pelo projeto social que tem o apoio da PM
Projeto - O Projeto Esquadrão Jovem é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São João de Pirabas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, com apoio da Polícia Militar do Pará.
A atividade deste domingo iniciou com a chegada do helicóptero do Grupamento, do tipo esquilo, trazendo a equipe responsável pela instrução. Durante o encontro houve instruções teóricas e práticas. Profissionais do Graesp compartilharam conhecimentos sobre a importância de cada equipamento e como são usados em situações de emergência, e ainda técnicas de resgate, segurança e procedimentos operacionais.
O comandante da aeronave, coronel Marlon Francez, ressaltou a importância de aproximar as ações de segurança dos jovens, para que possam ter referências e conhecimento para enriquecer suas escolhas profissionais.
“Esses jovens tiveram a oportunidade de conhecer nossa aeronave de perto, explorar seus detalhes e compreender o funcionamento de cada componente, a importância de cada equipamento, e como eles são usados em situações de emergência. É muito gratificante para nós, profissionais do Grupamento, essa aproximação, que pode resultar na escolha da futura profissão desses adolescentes, e sobretudo mantê-los longe da criminalidade”, enfatizou o comandante.
Instruções teóricas e práticas foram repassadas aos adolescentes por membros do GraespMuito atento a todas as instruções, José dos Santos, 13 anos anos, que participa do “Esquadrão Jovem” há um ano , disse que nunca havia entrado em um helicóptero. “Fiquei muito curioso com essa oportunidade. Nunca tinha visto uma aeronave assim tão de perto. Sempre tive muita curiosidade de como ela funcionava, e hoje estou podendo aprender um pouco mais sobre o trabalho da polícia quando está fazendo a segurança pelo céu”, disse o adolescente.