Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Oficina de produção de mudas de Castanha-do-Pará e Ipê é realizada em Mojuí dos Campos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/04/2018 00h00

Terminou nesta sexta-feira (13), no município de Mojuí dos Campos, na região do Baixo Amazonas, a oficina para produção de mudas de castanha-do-Pará e Ipê. A capacitação iniciou na última quarta-feira (11) e foi realizada pelo Escritório Regional do Baixo Amazonas do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Prefeitura de Mojuí dos Campos e Cooperativa Mista Agroextrativista do Tapajós (Coomaplas). A ação busca incentivar a diversificação na produção de agricultores familiares e técnicos do município.

A oficina teve dois momentos: teoria e prática. Na parte prática, os técnicos cadastrados e os produtores foram capacitados a identificar e selecionar a semente apta para o semeio, bem como identificar as características físicas. Em seguida houve a formação de grupos para práticas de pré-semeio e semeio com a seleção de matrizes; seleção inicial de frutos e armazenamento adequado; método de preparo e aceleração do processo germinativo da semente, além dos cuidados técnicos e tratamentos fitossanitários das sementes.

Para a gerente do Escritório Regional do Baixo Amazonas, Ana Rita Macêdo, a iniciativa possibilita o fortalecimento da cadeia produtiva desses agricultores. “O que buscamos é estimular a produção de mudas de essências florestais próprias da região, trazendo informações técnicas de produção e manejo e agregando valor econômico e ambiental à produção de agricultores, extensionistas e técnicos de Mojuí dos Campos”, afirma.

Ao todo, 40 agricultores e técnicos do município foram capacitados com atividades teóricas sobre a ecologia e o manejo da Castanheira e do Ipê; e atividades práticas em torno da preparação de sementeiras, identificação e seleção de sementes, métodos e cuidados no semeio das árvores. Todos os participantes vão receber certificados.

A capacitação para a produção de mudas de Ipê e de Castanha-do-Pará faz parte do Projeto de Restauração Florestal através de Sistemas Agroflorestais (Prosaf), mantido pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal do Ideflor-bio. O Prosaf atua no incentivo à criação de Sistemas Agroflorestais Comerciais (SAFs) entre agricultores rurais de diversos municípios paraenses.