Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Professores da rede pública concluem curso de Robótica Educacional, em Ananindeua

Iniciativa possibilitou novos conhecimentos e a construção de projetos que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem

Por Bruno Magno (SEOP)
07/07/2023 12h56

Finalizando as atividades do semestre, o Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação (NTE) Ananindeua realizou a cerimônia de encerramento do curso de Robótica Educacional voltado aos professores da rede pública de ensino. Na oportunidade, foram entregues os kits de robótica fornecidos pela Secretaria para os educadores certificados pelo curso.
 
O treinamento, que teve o objetivo promover a construção de conhecimentos e de projetos que abordassem a recomposição da aprendizagem, conforme a escala de proficiência (de acordo com as plataformas do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb e Sistema Paraense de Avaliação Educacional - Sispae), contou com atividades online e conteúdo elaborados pelo NTE Belém, além de oito encontros presenciais nos períodos da manhã e tarde, com diversas atividades práticas.

“O impacto dessa formação para as escolas participantes, certamente, chegará de uma forma inspiradora para os estudantes, pois todos os professores concluintes nos marcaram com um brilho especial nos olhos”, ressaltou Giselle Bezerra, coordenadora do NTE Ananindeua.No total, 38 professores concluíram o curso e 18 escolas da rede estadual foram contempladas cada uma com cinco kits contendo placa arduino, bluetooths, jumpers e ferramentas para que desenvolvam projetos, os quais foram construídos no decorrer do curso.

Para a professora de Biologia, Angélica Anute, o curso foi mais uma forma de investir no desenvolvimento pessoal e profissional, abrindo portas para um futuro promissor. “Participar deste curso de Robótica Educacional foi fundamental para adquirirmos conhecimentos práticos em programação e eletrônica, para que possamos desenvolver habilidades futuramente com nossos alunos, como pensamento crítico e resolução de problemas. A robótica também estimula a criatividade e a imaginação, incentivando os estudantes a se tornarem inventores e criadores de tecnologia. O trabalho em equipe e a comunicação são aprimorados, preparando os estudantes para um mundo colaborativo e sustentável” afirmou.

O evento de encerramento contou com 42 participantes, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos, dirigentes de DREs de Ananindeua e formadores do NTE Ananindeua.

Texto de Clayton Santos / Ascom Seduc