Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Coordenação estadual da Sespa destaca ações no Dia Mundial da Zoonoses

Coordenadora de zoonoses da Sespa, Elke Abreu enfatiza a educação em saúde e a vacinação animal como aliadas da prevenção das doenças

Por Melina Marcelino (SESPA)
06/07/2023 08h48

Nesta quinta-feira, 6, comemora-se o Dia Mundial da Zoonoses, mas afinal o que é Zoonoses? São doenças transmitidas pelos animais ao homem. A data foi criada para lembrar e também combater a zoonoses, já que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos delas e cerca de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais.

A coordenadora estadual de zoonoses da Sespa, Elke Abreu, explica que as zoonoses são as enfermidades transmitidas naturalmente entre os animais e o homem, podendo ser causadas por vários agentes etiológicos, como protozoários, vírus, bactérias, fungos. Segundo ela, a transmissão pode ocorrer de forma direta, principalmente por meio do contato com secreções como a saliva, o sangue, urina e fezes.

“Mas existem também as transmissões por meio do contato físico que podem ser as arranhaduras ou mordeduras, além da forma indireta, que são por meio dos vetores, como mosquitos e pulgas ou pelo consumo de alimento contaminado, por exemplo”, destacou a coordenadora

Apesar de serem mias de 200 tipos de zoonoses, algumas são mais comuns e conhecidas da população, como a raiva, toxoplasmose, leptospirose, sarna, febre amarela, febre maculosa, malária, doença de chagas, dengue. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores sãos os principais responsáveis por zoonoses. Por isso, é importante ter cuidado com animais doentes e com os produtos de origem animal.

Elke Abreu observa, ainda, que a principal forma de prevenção das zoonoses é através da educação em saúde e a vacinação animal. "A Informação é muito importante e fundamental. A população precisa ter conhecimento sobre as formas de transmissão das zoonoses para que possa se proteger. É importante que os municípios desenvolvam ações educativas e nós da coordenação estadual estamos aqui para dar o suporte necessário. Um ato simples que é capaz de reduzir um grande número de doenças é a lavagem das mãos. Tudo isso precisa ser falado, explicado para as pessoas. Precisamos ter atenção aos hábitos de higiene pessoal, nosso, no dia-a-da, mas também no do animal para não correr o risco de adquirir uma doença ”finalizou a coordenadora. 

Dia Mundial das Zoonoses
No dia 6 de julho de 1885 o cientista francês Louis Pasteur realizou a primeira vacinação contra a raiva. A vacina foi aplicada em um jovem que tinha sido mordido por um cão.  Por isso, a data faz alusão ao Dia Mundial da Zoonoses.

Texto de Tatiane Freitas