Sedap repassa mais de 100 despolpadeiras de açaí para Belém e mais seis municípios
A aquisição dos equipamentos é fruto de parceria entre o Executivo Estadual e o Poder Legislativo, por meio de emenda parlamentar
Com um investimento de R$ 302 mil, foram entregues na manhã desta quarta-feira (5), pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), 112 despolpadeiras de açaí. A ação beneficia trabalhadores de Belém e de mais seis municípios: Cachoeira do Piriá, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Santa Luzia do Pará e Viseu.
O repasse é fruto de emenda parlamentar do deputado Carlos Bordalo, que esteve presente no ato de entrega. A programação contou, também, com a presença do titular da Sedap, Giovanni Queiroz, e com o diretor de Feiras e Mercados da secretaria, Manoel Rendeiro, mais conhecido como "Didi do Ver-o-Peso". Os equipamentos foram entregues para os representantes das cooperativas e instituições que cadastraram os batedores de açaí.
Entre as participantes que receberam o equipamento estava a representante de Santa Luzia do Pará, Maria Lúcia Machado. O município, localizado no nordeste do Pará, foi contemplado com 12 máquinas de açaí. Ela destacou que os equipamentos serão fundamentais para garantir a melhoria da qualidade do produto ofertado à população. “Essas despolpadeiras irão melhorar 100% a qualidade do nosso açaí; as pessoas que ainda trabalham naquele modo antigo, terão oportunidade de trabalhar em melhores condições e melhorar a venda, também beneficia o consumidor. Essa entrega tem uma grandeza importante para nós, são 12 pessoas que estarão tendo melhores condições de trabalho e ajudando na renda familiar”, ressaltou a representante dos batedores de açaí de Santa Luzia do Pará.
Investimentos- O secretário Giovanni Queiroz destacou a iniciativa e o impacto positivo que esse tipo de ação representa para a economia do Estado. “Essas 112 despolpadeiras de açaí irão atender as comunidades que precisam desses equipamentos para a melhoria da qualidade do produto, que é o açaí, que vem ganhando cada vez mais o mercado nacional e o internacional”, ressaltou o gestor da Sedap.
A instalação de uma Diretoria de Feiras e Mercados dentro da Sedap, como frisou o secretário, é importante para a concretização desse tipo de ação. “Nós atendemos aqui seis municípios hoje; o coordenador dessa unidade está com os olhos voltados para que possamos interiorizar ainda mais esse procedimento, oferecendo mais segurança inclusive ao consumidor desse produto”, frisou Queiroz.
O deputado Carlos Bordalo destacou, durante o seu pronunciamento, os investimentos que o governo estadual vem colocando em prática para o segmento do agro, sobretudo na agricultura familiar. Destacou que a parceria entre o Executivo Estadual, por meio da Diretoria de Feiras da Sedap, está possibilitando a realização de ações que beneficiam o agricultor. “Hoje estamos entregando essas batedeiras de açaí que irão beneficiar várias regiões do nosso nordeste do Pará; é um trabalho importante que temos que fazer para preservar, fortalecer e ampliar a cadeia tão importante do açaí, que é o nosso ouro negro, que é uma riqueza que nunca podemos abrir mão, que tem permanecer sob o controle majoritário do produtor familiar”, frisou o parlamentar.
A importância da parceria entre as duas esferas de governo também foi ressaltada pelo diretor de Feiras e Mercados da Sedap, Manoel Rendeiro. “É importante esse trabalho parceiro. É fundamental que os nossos parlamentares continuem o trabalho de apoio à Sedap, através de emenda parlamentar, para que cheguem até as comunidades benefícios como esse aqui”, destacou. Ele informou, ainda, que está sendo programada a entrega de certificados para mais de 200 batedores de açaí que realizaram cursos de capacitação nas Usinas da Paz.
No total, a Sedap já repassou mais de 2.400 equipamentos para qualificação do açaí entre despolpadeiras, branqueador e mesa de seleção.