População de Ananindeua vive a expectativa da entrega da nova avenida Ananin
Mobilidade, segurança e qualidade de vida estão entre os principais benefícios mencionados pelos moradores
“Antes do início das obras a via era apenas uma estrada de terra, com muita lama e acesso ruim. Para levar uma criança ao colégio, precisávamos tirar os sapatos e levantar a calça para não sujar com o lamaçal. Ambulâncias, viaturas de polícia e caminhão de lixo nem conseguiam passar. Agora já vivemos outra realidade, mesmo com as obras em fase final, já está bem melhor. A padaria da minha família já precisou aumentar a produção, com o aumento do movimento. A expectativa é que, com a entrega da nova via, tudo fique ainda melhor”, ressalta Felipe Souza, vendedor de uma panificadora localizada às margens da avenida Ananin, em Ananindeua.
Moradora do bairro, José Maria Cunha: " Essa obra está melhorando 100% a vida dos moradores da área e entorno", disse ele.A nova avenida Ananin, que em breve será entregue pelo governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM), traz mais mobilidade, segurança e qualidade de vida aos moradores da área e transeuntes. A via tem em torno de 2 Km, e permitirá uma nova rota de tráfego entre a BR-316, o centro de Ananindeua e a avenida Independência.
Trabalha na padaria da família, no bairro, Felipe Souza: "A padaria aumentou a produção, pelo aumento do movimento"Guajará-Cidade Nova
O diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro, destaca a importância da nova avenida Ananin para o sistema BRT Metropolitano. “Por essa via trafegarão os ônibus de umas das linhas alimentadoras de Ananindeua, com a maior concentração populacional do município e que gera mais viagens através do transporte coletivo, que é o Guajará-Cidade Nova. Com isso, a nova avenida possibilitará que os ônibus saiam diretamente desse centro populacional para o Terminal de Integração de Ananindeua, sem precisar acessar a BR-316. A via também contempla ciclovias, garantindo condição mais segura para trafegar”, pontua.
Moradora, a dona de casa Simone Pacheco está satisfeita com a urbanização no bairroO vigilante José Maria Cunha se desloca de bicicleta até o trabalho e já utiliza a ciclovia da via para trafegar com maior segurança. “Antes era intrafegável passar por aqui, então precisava pegar outras vias para conseguir passar. Gastava mais de 35 minutos pedalando para chegar ao trabalho, hoje gasto no máximo 15 minutos e tenho a segurança de uma ciclovia. Os riscos eram enormes com muitos buracos e o trajeto perigoso. Essa obra está melhorando 100% a vida dos moradores da área e entorno. Isso é mais qualidade de vida e segurança para nós e a tendência é melhorar cada vez mais a nossa vida”, diz.
Interrupção:
O acesso da avenida Ananin para a BR-316 está temporariamente interrompido para a construção das alças do viaduto localizado no km 7 da rodovia, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
Condutores de veículos leves poderão acessar da BR-316 a Rua Paulo Maranhão, ou a Passagem Cavalcante ou ainda a Rua Leopoldo Teixeira até a avenida Radial Norte (ao longo do Canal Maguari-Açu), até acessar a avenida Ananin pela rotatória.
Já os veículos pesados como caminhões e carretas precisarão seguir exclusivamente pela avenida Cláudio Sanders, pegar a Avenida Milton Taveira (antiga Guajará) até a avenida Ananin.