Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Emater leva palestra sobre o CAF e Crédito Rural ao 1º Festival de Cacau de Paragominas

Iniciativa do Escritório Local, no município, teve à frente o engenheiro agrônomo da Emater, em São Miguel do Guamá, Wildson de Moraes Duarte

Por Ascom (Ascom)
05/07/2023 08h44

Cerca de 200 agricultores familiares participaram da palestra com o tema "Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e o Crédito Rural na Agricultura Familiar" promovida no dia 1º de julho pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), no 1º Festival de Cacau de Paragominas, evento realizado pela prefeitura municipal. 

A ação é uma iniciativa do Escritório Local de Paragominas e teve como palestrante, o engenheiro agrônomo e supervisor da regional da Emater em São Miguel do Guamá, Wildson de Moraes Duarte.

“A palestra foi muito importante para esclarecer os produtores de como funciona o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Há uma necessidade muito grande da identificação dos produtores não cadastrados, assim como de toda a sua família também, porque esse é um cadastro da agricultura familiar. Por meio do CAF, o produtor pode estar inserido em pelo menos doze políticas públicas como o Crédito Rural, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou.

“Atualmente o CAF não é só para identificar o agricultor, mas também é um instrumento que possibilita fazer com que as políticas públicas que vem do Governo Federal e do Governo Estadual cheguem ao agricultor. Por isso, o agricultor deve estar inserido no CAF, quando nós o identificamos, a assistência técnica é voltada para ele, seja ele índigena, quilombola, pescador, ribeirinho ou artesão, seja a assistência técnica na forma de capacitação, seja na forma de produzir ou na forma de organizar a sua propriedade”, Reforçou Duarte.

A ação da Emater tem a parceria da Secretaria de Agricultura do Município de Paragominas e tem o objetivo de realizar uma série de palestras levando orientações como forma de fomentar a cultura do cacau que está em expansão no município junto aos agricultores familiares, visto que há uma crescente na procura pela produção desse alimento, apesar de que no município o cultivo do cacau é uma cultura já bem estabelecida entre o pequeno, médio e grande produtor.

Participaram da Palestra agricultores familiares e líderes de associações como o Jacinto Farias, de 55 anos, agricultor familiar e presidente da Associação União dos Agricultores Familiares da Vila União do assentamento Paragonorte, na comunidade do Bacaba.

“Foi uma rica oportunidade participar desta palestra. Tivemos uma transferência de conhecimento muito grande e importante. Eu queria muito entender como ter acesso ao CAF e as linhas de crédito disponíveis, e saí da palestra sem nenhuma dúvida, tudo foi bem esclarecedor para nós das comunidades rurais, as lideranças também saíram felizes por ouvir todos os esclarecimentos. A Emater está de parabéns por estar desenvolvendo estas palestras em nosso município de Paragominas, que está ação continue, pois é muito importante para nós que trabalhamos na agricultura familiar”, pontuou Jacinto Farias.

Texto da Sarah Mendes / Ascom Emater