'Trânsito e Escola': Detran tem parceria com as escolas e atende mais de 3 mil alunos
Iniciativa do órgão de trânsito busca conscientizar os estudantes de diversas faixas etárias sobre comportamento seguro no trânsito para preservar vidas
De forma lúdica, crianças aprendem sobre um comportamento mais seguro no trânsito No primeiro semestre de 2023, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) atendeu mais de 3 mil alunos das redes estadual e municipal, por meio do projeto “Trânsito e Escola: Caminhando para Cidadania”. Realizado pela Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED), o projeto vem percorrendo as regiões estaduais, com atividades voltadas para alunos do ensino médio e infantil. O objetivo é conscientizar os estudantes de diversas faixas etárias sobre comportamento seguro no trânsito para preservar vidas.
Ao todo, 37 escolas de 6 municípios já foram contempladas com o programa, que consiste em levar, de forma didática e divertida, informações sobre segurança no trânsito, os cinco principais fatores de risco no trânsito, regras básicas sobre o semáforo e faixa de pedestre. Durante as apresentações, as equipes do Detran utilizam vídeos educativos, jogos, dança da música do semáforo com o Transiton (mascote do órgão) e atividade de pintura do livro para colorir do Detran. Todo o trabalho é preparado cuidadosamente e com muito carinho para que a mensagem principal, ou seja, a segurança de trânsito, seja compreendida e replicada pelos alunos dentro e fora da escola.
Ação do projeto ’Trânsito e Escola: Caminhando para Cidadania, da Coordenadoria de Educação de Trânsito do DetranO projeto tem a aprovação de quase 100% do público-alvo e a expectativa é que no segundo semestre de 2023 a CED, por meio da Gerência de Programas e Projetos Pedagógicos (GPPPED), proporcione educação de trânsito para mais de 60 escolas distribuídas em vários municípios do interior do estado e região metropolitana de Belém.
A gerente de Programas e Projetos Pedagógicos, Edilssa Carla, destaca a importância da iniciativa e a receptividade da comunidade escolar. “Temos o objetivo de, a partir deste trabalho, fazer a diferença na vida de cada criança, adolescente ou jovem que recebe nossas atividades, a fim de despertá-los e sensibilizá-los para a adoção de comportamentos seguros no trânsito. Tudo que eles absorvem de conhecimento em sala de aula, aplicam na sua vivência do dia a dia", ressalta.
Texto em colaboração com Heloiá Carneiro / Ascom Detran