Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA

Projeto de reconstrução do Terminal Hidroviário de Afuá recebe últimos ajustes

Equipamento público beneficiará diretamente cerca de 40 mil pessoas e incentiva o turismo, lazer e o desenvolvimento econômico

Por Matheus Rocha (SEAC)
03/07/2023 10h40

As obras de reconstrução do Terminal Hidroviário do município de Afuá, no arquipélago do Marajó, estão em fase de finalização. Atualmente, as equipes trabalham na execução dos últimos ajustes para que o espaço possa ser entregue à população, beneficiando diretamente cerca de 40 mil pessoas.

De acordo com o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), órgão responsável pela reconstrução do terminal, os serviços de conclusão do novo equipamento público têm conclusão prevista ainda para este mês de julho. 


“Nossas equipes estão atuando nos últimos acabamentos do projeto, como a instalação das esquadrias de vidro das fachadas, finalização das instalações elétricas e limpeza do espaço. Esta é uma obra muito importante que irá beneficiar moradores e visitantes de Afuá, fomentando o turismo e a economia local e garantindo segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros na cidade”, destacou o presidente. 


Afuá
- Localizado ao norte da ilha do Marajó, o município de Afuá possui características bastante peculiares. Por localizar-se em uma região de várzea, a cidade é suspensa em palafitas, incluindo suas ruas, sendo também conhecida como por muitos como a “Veneza marajoara”, uma referência à famosa cidade italiana, também banhada por diversos canais. 

Afuá também é conhecida por ter como principal meio de transporte as bicicletas, além de suas belas paisagens, culinária e manifestações culturais que retratam a tranquilidade da vida ribeirinha marajoara.



Novo terminal -
A reconstrução do Terminal Hidroviário de Afuá faz parte de um conjunto de obras elaboradas pelo Governo do Estado para garantir a reestruturação e modernização do modal hidroviário paraense. A obra visa garantir conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros na cidade, com um espaço moderno e amplo, totalmente equipado para receber a população local e também visitantes do município.

Com investimentos na ordem de R$ 4,4 milhões,  o projeto de reconstrução do Terminal Hidroviário de Afuá contará com novas instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura, sala de embarque, salas para órgãos oficiais, guichês para a venda de passagens, bebedouro, TV, cadeiras confortáveis, entre outros benefícios. Os novos ambientes serão integrados por meio de uma área de circulação com mais de 220 metros quadrados. 

O conjunto naval do terminal contém um flutuante de 15 metros de comprimento, atrelado a uma rampa metálica de 30 metros de comprimento, além de um moderno sistema de articulação capaz de permitir o movimento vertical da estrutura conforme variação da maré. Para garantir a maior proteção e conforto dos passageiros, todo o sistema naval será coberto, reduzindo o risco de acidentes devido à chuva.


Marajó -
Desde 2019, o Governo do Estado, por meio da CPH, já entregou à população marajoara seis novos terminais hidroviários, localizados nas cidades de Muaná, Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel. Um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões. 

Outras nove obras seguem em andamento na região do Marajó e vão garantir novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Afuá, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.