Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Fundação de Atendimento Socioeducativo promove atividades recreativas

Fasepa realizou programações pedagógicas e festivas para trabalhar a cultura popular com os socioeducandos

Por Ascom (Ascom)
30/06/2023 15h16

Equipe de SantarémAo longo do mês de julho, às Unidades de atendimento Socioeducativo (UASE`s) da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), realizaram programações pedagógicas e festivas para trabalhar a cultura popular com os socioeducandos. As festas de culminância aconteceram nos últimos dias 28, 29 e 30 de junho.

As unidades celebraram a festa junina de forma diferente. Professores da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), que atuam na fundação, juntamente com a equipe pedagógica das unidades, desenvolveram tarefas alusivas à data.

IntegraçãoOs professores mudaram a rotina com atividades de caráter pedagógico. Brincadeiras juninas, danças, decoração e comidas típicas, fizeram parte do evento de culminância dessas atividades. Houve, por exemplo, apresentações musicais, quadrilhas e outras apresentações culturais.

A gestora da Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE 3), Helenicce Ribeiro destaca: “nossa festa contou com a participação de 70 pessoas, entre elas, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, familiares, servidores, e convidados. A manhã foi de muita alegria e animação, os adolescentes protagonizaram o espaço participando de tudo que foi proposto”, disse a gestora.

Quadrilha com servidores e socioeducandosDe acordo com a Fasepa, a socioeducação busca o sentido coletivo de celebrar, usando a integração, o respeito como base de apoio para o processo socioeducativo. De acordo com a técnica, Cecília Araújo, pedagoga na Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE 2), "manter a tradição é uma tarefa nossa como educadores. Celebrar com responsabilidade essa festa popular, junto aos adolescentes só foi possível, graças ao comprometimento de toda uma equipe”, destacou Cecília.

Brincadeiras populares como pescaria, apresentação de miss, música e danças populares integraram a programação. “Esse foi um momento para fortalecer vínculos e celebrar a vida”, reforçou o gestor do Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS 2), Alan Patrick.

Servidores UASE 3A Fasepa é composta por 15 unidades de atendimento socioeducativo na Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém, e reforça em suas programações, que embora os adolescentes estejam privados de liberdade, os demais direitos devem ser garantidos, incluindo a cultura e o lazer, conforme prevê a legislação.

Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa