Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERAPIA 

"Método Canguru" proporciona emoção para mãe de gêmeos no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Modelo de assistência, por meio de um contato direto entre mães e prematuros, é considerado eficiente e já adotado pela unidade

Por Ascom (Ascom)
30/06/2023 12h47

“Foi uma emoção tão grande quando eu segurei os meus bebês pela primeira vez no meu colo, através do 'método canguru'. Sou quilombola e moro na comunidade Três Voltas, na zona rural de Santa Luzia do Pará e viajamos para tão longe, que eu nem sabia onde estava. Agradeço muito por ter tido essa oportunidade”, disse, emocionada, Rosimeire Ramos da Silva, mãe dos gêmeos. 

O momento ocorreu no Hospital Materno Infantil de Barcarena (HMIB), Dra. Anna Turan, na região do Baixo Tocantins, que tem o "Método Canguru" como modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e à sua família e um forte aliado nos cuidados humanizados dentro da unidade. 

Evolução - O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMIB, Nataliel Miranda, comemora a evolução dos gêmeos. “Ambos os gemelares nasceram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capanema, de 32 semanas de gestação. O primeiro gemelar pesou 1.050 gramas e segundo 1.410 gramas. Eles vieram devido ao desconforto respiratório e prematuridade moderada, foram pra UTIN e hoje estão em ar ambiente na UCIN ganhando peso para receberem alta e irem pra casa”, adiantou. 

Humanização - A enfermeira do HMIB, Brenda Laís Vasconcelos, explica que o método tem o objetivo de humanizar a assistência ao recém-nascido e aumentar o vínculo entre o bebê e os pais mais precocemente possível, sendo a principal conduta após a estabilidade clínica da criança. Além disso, ainda promove o desenvolvimento biopsicossocial e o conforto do neonato, por meio do contato pele a pele. 

“O Método Canguru possibilita o contato direto, fazendo com que ambos sintam a respiração e os batimentos cardíacos um do outro. E pode ser realizado por qualquer integrante da equipe multiprofissional, que presta assistência ao neonato na unidade, onde somos regularmente capacitados, para orientar os pais a respeito da importância do Método aplicado e garantir segurança a eles”, enfatizou. 

Perfil - O público-alvo do HMIB é de mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

“O Método atende algumas das técnicas mais humanizadas, prazerosas e atrativas entre mãe e bebê. Dessa forma reforçamos o atendimento humanizado e de qualidade que é prestado às mães e bebês que recebemos devido sermos referência para esses atendimentos de média e alta complexidade”, ponderou o diretor executivo do HMIB, Flávio Marconsini.

Administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, está localizado na cidade de Barcarena, a 114 km de distância da capital Belém.

Texto: Ascom Hospital Materno-Infantil de Barcarena