Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTRUTURA

Em Belém, Policlínica Metropolitana oferece novo ambiente de acolhimento aos usuários

Espaço amplo e refrigerado visa melhorar a experiência de pacientes e acompanhantes

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2023 11h17

Com foco no bem-estar e no conforto, principalmente dos usuários que se deslocam do interior do estado para receberem atendimento médico na capital paraense, a Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, implantou uma sala de acolhimento para que essas pessoas possam aguardar a consulta e exames com mais tranquilidade na unidade.

A manicure Renata Reis, 24 anos, que sempre acompanha o filho Luiz Miguel, 5 anos, no atendimento com a fonoaudióloga, considerou o espaço essencial para os usuários que aguardam consultas e exames. Com o suporte do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), eles se deslocaram do município de Capitão Poço, no nordeste paraense, distante 217 quilômetros de Belém, para consulta com a especialista. 

“Chegamos ainda no período da manhã, mas nosso horário é só no período da tarde. Fazemos o acompanhamento dele desde novembro do ano passado. Agora temos um local mais adequado para ficar. Ficou muito bom”, comentou.

O novo ambiente também agradou a autônoma Giselle de Fátima, 21 anos, que trabalha no segmento de beleza, em São Miguel do Guamá, distante a 148 quilômetros de Belém. Ela precisou dedicar seu dia para cuidar da saúde do filho de nove meses na Policlínica. A criança está fazendo exames pré-operatórios a fim de realizar uma cirurgia de hérnia inguinal. 

"É a minha primeira vez aqui. Fiquei satisfeita com o espaço oferecido. É aconchegante para quem vem de outro município. A consulta dele com a pediatra é só à tarde, mas já fizemos todos os exames mais cedo. Agora é só aguardar”, disse.

Infraestrutura - O espaço amplo e refrigerado dispõe de 350 cadeiras, banheiros, televisão e água para potável.

"Essa é uma forma de tornar o período de permanência dos pacientes e acompanhantes menos estressante até a hora da consulta. Como muitos contam com o benefício de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) saem cedo de suas localidades e chegam bem antes do horário da consulta, então, com esse novo ambiente, podemos oferecer  o suporte necessário durante essa espera”, observou Anderson Albuquerque, diretor executivo da Poli Metropolitana. 

Entregue pelo Governo do Estado em 13 de janeiro de 2020, a Poli Metropolitana conta com 52 consultórios e 10 salas de recepção, que têm capacidade para 350 pessoas em espera de atendimento, simultaneamente. Com mais de 2.500 m² de área construída e três pavimentos, a unidade ambulatorial oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, além de exames e diversos procedimentos ambulatoriais. É possível buscar assistência de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 h.

Para o titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, o atendimento às especialidades da Poli Metropolitana para diagnosticar centenas de doenças é de grande relevância para uma rede de saúde estratégica. A Poli é uma referência diagnóstica no estado, e vem com uma série de especialidades médicas e não médicas para atender o paraense, assim, o usuário do SUS pode chegar a um diagnóstico precoce tendo a possibilidade de um tratamento também precoce”, observou.

Serviço:
A marcação de consulta para a Poli Metropolitana é feita através da Central de Relacionamento, na ferramenta do WhatsApp Business, no número (91) 98521-5110 e ainda, no e-mail:  agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

O usuário precisa apresentar o documento de identidade com foto (RG preferencialmente), CPF, Cartão Nacional SUS e comprovante de residência (originais e cópia). Caso seja criança e ainda não tenha RG, é possível apresentar a certidão de nascimento e os documentos oficiais da mãe.

Texto: Ascom Policlínica Metropolitana do Pará