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"LEAN NAS EMERGÊNCIAS"

Metropolitano apresenta melhorias conquistadas em parceria com o Ministério da Saúde

Gestores de saúde conheceram os indicadores da unidade, que impactam na qualidade dos atendimentos. Resultados refletem compromisso no avanço da qualidade da saúde pública no Pará.

Por Alberto Dergan (HMUE)
30/06/2023 12h07

Ao longo dos últimos seis meses, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, pertencente à rede de saúde pública do Estado do Pará, vem participando do Projeto "Lean nas Emergências", do Ministério da Saúde, cujo objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil para, assim, cumprir a missão de, cada vez mais, oferecer atendimento digno e humanizado para os pacientes.

Desde o início do Projeto na unidade, gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), diversos indicadores já comprovam as melhorias agregadas, entre elas, o tempo médio de permanência, de 8.8 para 5.6 dias, o que representa 36% de redução, diminuição em 80% do tempo para atendimento e definição de conduta do Pronto Atendimento (PA) para o Bloco Cirúrgico, saindo de 11.49 para 2.29 horas, entre outros índices que impactam no aumento do giro de leitos e cirurgias realizadas. 

Todos esses resultados foram apresentados em evento realizado na manhã da última quinta-feira (29). A ocasião contou com a presença de gestores do HMUE, de outras unidades de saúde do Pará, representantes do Projeto Lean e também da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Quem conduziu a abertura e apresentação das comprovações foi a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Metropolitano, Jéssica Pinho. Segundo ela, mais que apresentar resultados, o encontro serviu para mostrar a força mobilizadora que todos têm.

“Por trás de todos os indicadores que comprovam melhorias têm uma equipe engajada em transformar e fazer dar certo. Então, qualquer resultado apresentado demonstra a vontade transformadora com que todos estão de contribuir para uma boa assistência, com condutas claras e definidas, para refletir em um atendimento digno para os pacientes do hospital”, afirmou.

Marcelo Azevedo é diretor executivo do HMUEPara o diretor executivo do Hospital Metropolitano, Marcelo Azevedo, o momento reafirma o compromisso de todos à frente da missão de salvar vidas.

“É uma felicidade apresentar esses resultados que impactam diretamente na qualidade da saúde pública do Estado, tendo em vista que o Hospital Metropolitano é a maior referência de porta aberta para traumas graves. Assim, qualquer processo de melhoria influencia na vida e rotina de quem mais precisa: o paciente”, disse.

“Esse é somente o começo de resultados muito maiores que podemos e vamos conquistar no Metropolitano, motivando as equipes e reforçando que todos são importantes para dar prosseguimento no propósito de deixar o hospital cada vez mais humano, com capacidade de atender cada paciente de forma resolutiva”, finaliza o diretor.

Para a diretora de Desenvolvimento da Rede Assistencial (DDRA) e representante da Sespa no evento, Elilma Ferreira, os resultados apresentados comprovam um esforço coletivo para o avanço da qualidade da saúde pública no Pará. 

“O Hospital Metropolitano é um gigante. Ver como ele está agora, funcionando corretamente, sem superlotações, sem desconforto para o usuário, é uma felicidade. Quero parabenizar a todos os gestores da unidade pelos resultados entregues após a implantação do Projeto 'Lean nas Emergências'”, comemorou.

Experiência - Todos esses resultados impactam na experiência dos pacientes no Hospital, seja de curta, média ou longa permanência. Geneci Moreira Silva, 35, vinda de Altamira, na região do Xingu, está internada com o filho há 40 dias no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano e agradece pela assistência recebida.

“Até aqui, eu não tenho o que reclamar, pelo contrário, sou muito grata pela vida do meu filho. Foi bem difícil porque eu não esperava esse acidente. Foi uma surpresa que pegou todos no susto e, graças a Deus, recebemos amparo aqui e sou muito grata por esses profissionais atenciosos que olham para a gente com respeito e amor”, comenta.

A opinião é compartilhada por muitos outros pacientes que foram atendidos no HMUE. De acordo com dados divulgados mensalmente pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade, a taxa de aprovação entre os pacientes no mês de maio foi de 95%, número que reflete o comprometimento de todos em entregar atendimentos de qualidade.