Hemopa recebe caravana de voluntários na última semana do Junho Vermelho
Iniciativa reuniu 30 doadores voluntários, que juntos contribuíram para manter os estoques de sangue do Estado do Pará
A sede da Fundação Hemopa, localizada no bairro Batista Campos, em Belém, recebeu nesta quinta feira, 29, a visita da caravana solidária de doadores da Igreja Universal. A mobilização reuniu 30 doadores voluntários, que juntos contribuíram para manter os estoques de sangue do Estado do Pará.
Leandra dos Santos já é doadora voluntária de sangue há dois anos e foi a representante da caravana. Segundo ela, a visita foi fundamental para conscientizar e tornar os cidadãos, que frequentam a igreja, participativos no ato de doação. Leandra afirmou que a doação de sangue é importante na manutenção do exercício de amor ao próximo e convocou as pessoas que nunca doaram a comparecerem ao Hemopa. “Eu peço que as pessoas venham e tirem essa barreira de medo. É um ato de amor, de ajudar outras pessoas, e que vai valer muito mais a pena pelo sentimento de compaixão ao final da doação”, disse.
Junto à caravana estava o designer gráfico Adriano Coelho. Ele disse que já é doador voluntário há 12 anos, e que se tornou doador porque um dia precisou dos hemoderivados para se recuperar. “Antes eu tinha receio de doar, existem muitos mitos e notícias falsas em relação à doação, mas não passam de mentiras. Como doador experiente, posso afirmar que é super tranquilo, higienizado e seguro”, contou Adriano.
Apesar dos avanços tecnológicos, o sangue humano é insubstituível, logo, garantir o estoque técnico das bolsas de sangue só é possível através da doação espontânea. A Fundação Hemopa segue dando continuidade à campanha Junho Vermelho com campanhas internas e externas diárias.
Serviço - A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Texto: Ascom Hemopa (com informações de Caio Brandão)


