Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ophir Loyola realiza manhã de relaxamento com pacientes em cuidados paliativos

Entre as atividades, foi ofertada a técnica de relaxamento muscular progressivo de Jacobson, um método que gera alívio muscular e bem-estar

Por Viviane Nogueira (HOL)
29/06/2023 15h03

Terapeuta ocupacional, Márcia Nunes aplica terapia de relaxamento na paciente Inês Silva, no Ophir LoyolaOs cuidados paliativos visam, principalmente, a melhoria da qualidade de vida de pacientes que lidam com doenças graves e progressivas. Neste cenário, a Divisão de Terapia Ocupacional do Hospital Ophir Loyola (HOL) desenvolve atividades a fim de promover maior conforto e dignidade aos enfermos durante o fim da vida. Na manhã da quinta-feira (29), a equipe promoveu momentos de relaxamento e bem-estar a esses usuários.

Nesta fase do atendimento de cuidados paliativos, o relaxamento tem uma importância significativa aos assistidos em cuidados paliativos, trazendo uma gama de benefícios, tais como alívio da dor; a diminuição da ansiedade; a melhora do sono e do humor; o aumento na qualidade de vida; e a maior sensação de controle do corpo.

De acordo com a chefe da Divisão de Terapia Ocupacional, Márcia Nunes, o terapeuta ocupacional tem a capacidade de gerenciar esses incômodos por meio de uma variedade de técnicas e habilidades, incluindo a técnica de relaxamento muscular progressivo de Jacobson. O método ensina a contrair e relaxar os músculos do corpo, de acordo com uma sequência específica, progressiva e de forma gradual para aliviar todas as tensões musculares, relaxar e reduzir os impactos físicos.

“Frequentemente, quando uma pessoa está ansiosa, angustiada ou estressada, melhorar a respiração dentro de suas possibilidades pode induzir o relaxamento e, consequentemente, promover o bem-estar. Com a técnica de Jacobson de contração e relaxamento, vários grupos musculares são ativados e o relaxamento muscular progressivo, permite-lhe reconhecer momentos de excesso de tensão e instruir-se para relaxar e reduzir os níveis de ansiedade. A terapia tem o poder de transformação, porque a pessoa entra de uma forma e precisa sair de outra, totalmente diferente, melhor e relaxado”, ressaltou Márcia.

A terapeuta ocupacional frisou ainda, que ao destinar dez minutos por dia a praticar a técnica de Jacobson as percepções do corpo e a capacidade de concentração aumentam. “Isso pode ser considerado uma forma de autocuidado, proporcionando mais disposição e tranquilidade. Portanto, o paciente começa a ter uma maior percepção do nosso corpo e, por meio das respostas físicas, percebemos que a técnica de relaxamento está surtindo efeito”. 

A aposentada de 76 anos, Inês Silva, natural do Maranhão, está em tratamento para leucemia linfoide crônica há 7 anos. Inês costuma se sentir bastante ansiosa e angustiada. No entanto, após ser introduzida à técnica de relaxamento de Jacobson, ela relata uma notável sensação de tranquilidade.

“Aprendi esta nova técnica de relaxamento hoje e fez uma grande diferença para mim. Eu estava tensa, com minhas mãos e pés tensos. Mas agora, após relaxar por meio dessa técnica, estou começando a ter maior consciência do meu corpo. Relaxei tanto que quase peguei no sono. Agora, sinto alívio e leveza, até estou sorrindo e alegre após a sessão", afirmou Inês.