Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Em Eldorado dos Carajás, 'Qualifica Pará' oportuniza geração de emprego e renda

Programa entregou certificados para concluintes das turmas de corte e costura e manipulação e beneficiamento de frutas, no município

Por Camila Santos (SEASTER)
29/06/2023 14h20

Por meio do programa Qualifica Pará,  a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) certificou mais duas turmas de qualificação profissional, desta vez, no município de Eldorado dos Carajás. A certificação contemplou 40 alunos das turmas de corte e costura e manipulação e beneficiamento de frutas.

Janete Costa, concluinte do curso de Corte e Costura, destaca que o programa Qualifica Pará foi um incentivador na profissão de costureira. Ela conta que a partir da iniciativa adquiriu uma máquina de costura e começou a confeccionar peças para vender. "O 'Qualifica' chegou na hora exata, me ajudando no aperfeiçoamento da minha profissão. Depois do curso consegui comprar uma máquina e comecei a produzir as minhas peças", comentou.

Em Eldorado, um mês após o término dos cursos do Qualifica Pará, a prefeitura iniciou o processo de escolha da empresa que confeccionaria os uniformes escolares da rede municipal de ensino. Uma das alunas concorreu no certame como Pessoa Jurídica e venceu a licitação, o que garantiu a contração de outras alunas do curso para a confecção de mais de 14.000 uniformes.

"Minha maior preocupação era a mão de obra qualificada, eu não tinha certificação e por isso me matriculei no programa. Foi um curso de vinte mulheres onde a maioria não sabia colocar linha na agulha, mas ao término saímos todas qualificadas. Aprendemos realmente. Pegamos a demanda e entregamos antes do prazo. O Qualifica Pará veio como uma grande oportunidade, além de suprir a carência de cursos profissionalizantes aqui em Eldorado", frisou Marivalda Melo, aluna e dona da empresa vencedora.

Desde o seu lançamento, em março de 2022, o programa já atendeu, aproximadamente, 29 mil pessoas nos 144 municípios paraenses. Os cursos disponibilizados são de diversas áreas, entre estética, informática, indústria, comércio e serviços.