Editora da Ioepa entrega livro infantil sobre realidade amazônica
Obra infantil narra a história de Laís, uma menina ribeirinha que mora em uma palafita na região amazônica
Os primeiros exemplares do livro infantil “Laís”, da escritora Tayná Moraes, foram entregues nesta quarta (28), na sede da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa). A ação contou com a presença do presidente em exercício da Ioepa, Aroldo Carneiro, do coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, e da autora, Tayná, juntamente com seu esposo, Edimax Bastos.
A obra infantil narra a história de Laís, uma menina ribeirinha que mora em uma palafita na região amazônica. A narrativa, que possui 16 páginas com uma linguagem simples e acessível a diversas idades, além de ilustrações coloridas da fauna e flora amazônica, se estende na apreciação de paisagens regionais e no dia a dia da menina.
Segundo o presidente da Ioepa, Aroldo Carneiro, trata-se de mais uma produção infantil que vai somar ao acervo produzido pela Editora da Ioepa. “Percebemos nas últimas edições da Feira do Livro uma procura muito grande por livros infantis e nossa ideia é compor nosso acervo com obras desse gênero para sanar esse déficit. Essa obra vai ajudar as crianças a entenderem a necessidade de defender a nossa Amazônia ao entrarem nesse universo do cotidiano da Laís”, acrescentou.
O coordenador da Editora da Ioepa, Moisés Alves, explica que o livro faz parte de um conjunto de produções infantis produzidas pela editora que retratam a realidade amazônica, sua cultura e literatura. “A ideia é ter um conjunto de lançamentos de literatura infantil no estande da Ioepa e trabalhar o imaginário desse público infantil trazendo para nossa realidade de caboclo paraense”, acrescentou.
Segundo a autora, a história surgiu durante uma visita à sua sobrinha Laís, que mora na Ilha Paulista, em Limoeiro do Ajuru, no Baixo Tocantins, onde observou o cotidiano deles, que foi sua inspiração para o enredo. “Eu juntei uma coisa com a outra, esse é o nosso interior, essa é a nossa regionalização, e assim a Laís da história nasceu e ela existe mesmo”, explicou Tayná Moraes.
Ela nasceu em Barcarena e hoje cursa pedagogia no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), naquele município. Foi durante seu estágio em uma escola pública que percebeu a carência de livros infantis voltados para a região amazônica.
O livro será lançado na 26º Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em meados de setembro, juntamente com outras produções infantis.
Com informações de Viviane Tamyres