Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação Verão 2023 conta com atuação da Polícia Científica do Pará (Pcepa)

Equipes estarão disponíveis 24 horas para colaborar com os trabalhos dos demais órgãos do Sistema de Segurança Pública

Por Thiago Maia (Pol. Científica)
28/06/2023 15h57

A Operação Verão 2023, organizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), terá ações da Polícia Científica do Pará. A Pcepa objetiva contribuir para a garantia de segurança em praias e balneários, neste mês de julho, tradicionalmente, um mês de férias escolares no chamado verão amazônico.

A Polícia Científica Penal atenderá às solicitações das polícias Civil e Militar, sempre que necessário laudos técnicos periciais. Ao todo, serão mobilizados 62 servidores da Polícia Científica, entre peritos criminais, peritos médicos-legistas, auxiliares técnicos de perícia e motoristas e remocistas.

A Pcepa atuará nos principais destinos de veraneio, como as praias de Salinópolis, Marudá, Ilha de Mosqueiro (em Belém), Salvaterra (no Marajó) e Cametá (no Baixo Tocantins), e em localidades que receberão reforço dos órgãos de segurança com a Operação Verão.

Entre os serviços, destaque para as perícias sobre poluição sonora, em Salinópolis e  Mosqueiro. As ocorrências no âmbito da segurança pública demandam exames necroscópicos e sexológicos, e também de lesão corporal; análise de drogas de abuso; perícias veiculares, entre outras. As equipes estarão disponíveis 24 horas à disposição da Operação Verão 2023.

“A Pcepa vai disponibilizar equipes e frotas veiculares para colaborar com os serviços, trabalhando de forma integrada com as forças de segurança pública, para agilizar os processos, uma vez que os inquéritos instaurados precisam da prova técnica, que é fornecido pelos peritos criminais, para a resolução por parte da Polícia Civil”, disse o perito criminal, Celso Mascarenhas.

Além disso, apesar do efetivo de peritos criminais destacados para a Operação Verão 2023 da Segup, a direção da Pcepa informa que não irá comprometer o quantitativo nas equipes da sede, unidades regionais e núcleos avançados do órgão. “O plano de participação de nossas equipes na operação foi pensado, a ponto de não deixar que os locais onde atuam tenham peritos para atender as demandas normalmente”, concluiu Celso Mascarenhas.