Casa das Artes recebe evento sobre economia criativa na Amazônia
Proposta é levar o público a se questionar sobre seus processos criativos no empreendedorismo na Amazônia no contexto da sustentabilidade real.
A Fundação Cultural do Pará (FCP) promoverá, nesta sexta-feira (30), a palestra “A Criatividade Econômica na Amazônia Ancestral e Futurista”, com Lorena Saavedra. O evento vai ocorrer das 19h às 21h na Casa das Artes, ao lado da Basílica de Nazaré, em Belém. O objetivo do encontro é levar o público a se questionar sobre seus processos criativos no empreendedorismo na Amazônia no contexto da sustentabilidade real.
A Economia Criativa ainda é alvo de muitas dúvidas, entendimentos equivocados e uma desconexão com o contexto da cultura. A pauta é fundamental para o funcionamento de uma economia que atinge a todos, que é contra a globalização e a desvalorização da potência humana explorada através da criatividade.
A ideia da ministrante é falar sobre uma economia criativa feita na Amazônia, ressaltando a tradição e a ancestralidade da região. "Essa economia está enraizada na nossa cultura e no nosso fazer artístico. Com isso, a gente consegue viver bem economicamente, psicologicamente, pois ela atinge toda uma estrutura social quando ela é valorizada", explicou.
Para fins didáticos, ela.pretende mostrar como esse modelo funciona, através de exemplos práticos e com base teórica.
Participando com Saavedra, estará a jornalista e multi-artista Priscila Duque, que desenvolve um trabalho focado na cultura popular. Além dela, a Casa das Artes receberá Dom Preto, idealizador do Casa Preta Amazônia, e a Mãe Suelly, que vai falar sobre a importância do empreendimento no meio dos terreiros.
Durante o evento, devem estar presentes, também, representantes do Fórum de Cultura do Pará.
Serviço
Palestra “A Criatividade Econômica na Amazônia Ancestral e Futurista”
Data: 30/06
Horário: 19h as 21h
Local: Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré.
Texto escrito por Álvaro Frota/ Ascom FCP