Em Belém, Seaster realiza capacitação para entrevistadores do Cadastro Único
São duas turmas paralelas: uma em Belém, com municípios do entorno e do Marajó, e outra turma em Capanema, com municípios próximos
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) reúne, desde a segunda-feira, 26, entrevistadores do Cadastro único de 22 municípios, a fim de prestar capacitação a respeito dos formulários e atualizações de programas sociais do governo federal.
Serão três dias de cursos ministrados pelas técnicas Adriana Barros, Natércia Freire e Taiana Nascimento. O curso é voltado para os técnicos e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social. São duas turmas paralelas: uma em Belém, com municípios do entorno e municípios do Marajó, e outra turma em Capanema, com municípios próximos.
“O objetivo é capacitar os municípios para que todos os técnicos estejam preparados para atender da melhor forma os beneficiários e possam assim garantir o acesso aos programas sociais”, ressalta Lorena Ferreira, coordenadora de Benefícios e Programas de Transferência de Renda da Seaster.
Rosilene Martins, participante do curso, está atuante há 16 anos em Muaná e ressalta a importância desta atualização. “Estou há dezesseis anos no Cadastro Único e três anos atuando na coordenação. Este é um momento para tirar as dúvidas e melhorar o nosso atendimento aos usuários, levando informações atualizadas sobre as regras, inserção e informações dos programas”.
Cadastro - O Cadastro Único passou por uma reformulação e diversos campos estão sofrendo alterações. A exemplo do novo Bolsa Família, que retoma as condicionalidades da vacinação e da presença do aluno na escola.
"O maior objetivo deste programa é que, no futuro próximo, todas as famílias que necessitem de assistência social estejam no Cadastro Único, sendo este a ferramenta de porta de entrada de todos os outros programas sociais, e serve como base para todos os programas de transferência de renda", é o que explica Ricardo Ganzer, diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza.
Participam da capacitação 44 representantes dos municípios: Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Curuçá, Gurupá, Igarapé Açú, Limoeiro do Ajuru, Marituba, Melgaço, Muaná, Ourém, Portel, Santa Bárbara, Santa Cruz do Arari, Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas, São Francisco do Pará, Terra Alta, Tomé Açu e Vigia.
Contribuição: Por Jully Rocha