Santa Casa implanta sistema inédito no SUS para avaliação da experiência do paciente
Em totens distribuídos no prédio, usuários irão avaliar os serviços prestados pelo hospital, desde a recepção do paciente até o atendimento em áreas ambulatoriais e de internação. Equipamento está em fase de implantação.
Nas próximas semanas, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) passará a contar com um sistema inovador, em instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), para a avaliação da experiência do paciente em relação aos serviços prestados pelo hospital, desde a recepção do paciente até o atendimento em áreas ambulatoriais e de internação.
Por meio de um questionário disponível em tablets, que estão sendo instalados em 12 áreas do hospital, pacientes, acompanhantes e demais usuários da instituição poderão avaliar e opinar sobre os serviços de forma digital e sem precisar se identificar. A assessora de Qualidade e Segurança da Santa Casa, Camila Negrão, considera que o novo sistema de avaliação por meio da experiência do paciente contribui com o processo de melhoria contínua dos serviços de saúde", destaca.
"Nossa opção foi por uma estratégia inovadora, inédita para o SUS, tecnológica e sustentável de medir a experiência do paciente através de uma pesquisa de autopreenchimento, ofertada ao paciente através de totens espalhados na instituição. Como vantagem dessa escolha, temos a já familiaridade com telas da maioria dos clientes, a rapidez de disponibilização para correção da informação obtida e da não geração de resíduos", ressalta a assessora.
Negrão ainda esclarece que esse monitoramento eletrônico pode ser feito em tempo real com vantagens, como a facilidade e a rapidez na coleta dos dados, levando em consideração as particularidades de cada paciente.
"Cada indivíduo tem suas próprias percepções e necessidades, e precisamos estar atentos a isso para oferecer um atendimento realmente centrado no paciente, pois ao identificar pontos de melhoria, podemos ajustar o atendimento e garantir um serviço cada vez melhor para a população", reforça.
A dona de casa Rosângela Santos, que faz acompanhamento de saúde na Santa Casa há três anos, ficou curiosa e realizou um teste no equipamento, que ainda está em fase de implantação.
"Acho a ideia excelente porque assim o paciente pode falar o que precisa melhorar e o que é de seu principal interesse", afirmou.
Além do sistema de monitoramento eletrônico da experiência do paciente, a Santa Casa também disponibilizará o processo manual para usuários que solicitarem.