Jatene destaca investimentos e reforço do Governo no combate à criminalidade no Pará
O governador Simão Jatene, em pronunciamento em rede social, no último final de semana, destacou o trabalho e o esforço do governo do Estado no combate à criminalidade. Falou sobre a gravidade do momento e afirmou que Estado vem cumprindo a sua parte reforçando ações e promovendo grandes investimentos, mesmo diante das dificuldades impostas pela crise econômica nacional.
O governador Simão Jatene destacou, entre os pontos colocados em prática na área da segurança recentemente, estão as promoções nas polícias Civil e Militar, assim como o aumento do efetivo, por meio de concurso público. “Mesmo diante da grave crise na qual foi mergulhado país e, superando dificuldades, o nosso Estado não deixou de efetivar as promoções regulares nas polícias e ainda está aumentando o seu efetivo na área da segurança em mais de 3 mil policiais, capacitados e equipados com coletes e pistolas”, afirmou o governador.
Somente este ano, já foram empossados e estão em atuação em todo o Estado, 141 delegados, 289 investigadores, 166 escrivães e 19 papiloscopistas, aprovados no concurso público iniciado em 2016, o segundo feito em menos de quatro anos na Polícia Civil. Em 2014, ingressaram 386 novos policiais - 146 delegados, 90 escrivães, 131 investigadores e 19 papiloscopistas. Há ainda mais 2 mil militares que estão em fase de finalização de formação, assim como mais 400 reservistas que, em breve, passarão a atuar nas atividades operacionais.
O reforço na segurança pública no Estado também contempla outros investimentos como a renovação e ampliação da frota de veículos das polícias Civil e Militar, totalizando 800 carros e 700 motocicletas. Entre as mais recentes entregas está a que ocorreu em Marabá, no último dia 6, quando cerca de 100 viaturas, entre caminhonetes e carros utilitários (pálio weekend), com destaque para duas da patrulha rural e uma para ronda escolar específica para Marabá, substituíram a frota das regiões sul e sudeste.
O governador também destacou os investimentos na construção de novos pontos de segurança, desde 2011, contemplando todas as regiões do Estado e a ampliação de espaços prisionais. “Do mesmo modo, (o Estado) construiu aproximadamente 70 Unidades Integradas Pro Paz e já criou mais de 3 mil vagas prisionais e reconhece e deve fazer mais, muito mais. O nosso governo estará sempre aberto a qualquer contribuição e sempre disponível para qualquer ação verdadeira e genuína que pretenda melhorar a segurança no Estado, na região e no País”, finalizou Simão Jatene.
Todas essas ações, entre outras, já em andamento fazem parte dos compromissos assumidos pelo governador no pacote de ações imediatas para melhorar a segurança em 2018, anunciadas em fevereiro deste ano. O plano conta ainda com o fortalecimento das guardas municipais para a ação integrada com o Estado, incluindo compra de equipamentos, treinamentos e outras providências.
No vídeo, o governador também fala sobre a contribuição do Governo Federal na área da segurança pública e esclarece a melhor forma que isso pode ser feito, tomando como frente a adoção de medidas que evitem a reprodução de episódios lamentáveis que vêm ocorrendo em todos os Estados, contribuindo assim, efetivamente, para o enfrentamento da questão da segurança pública em todo o país. Nesta terça-feira (17), inclusive, o secretário de segurança, Luiz Fernandes, reuniu com o ministro da segurança pública, Raul Jungmann, para definir ações em conjunto no Estado, como a instalação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública e outras ações.
Leia também: