Poli Lago de Tucuruí promove arraial para os pacientes da hemodiálise
Iniciativa movimentou pacientes e equipe multidisciplinar que atua na unidade
A sessão de hemodiálise do paciente Alex da Silva Ramos coincidiu de ocorrer na véspera de São João, na última sexta-feira (23). Ele pôde dar continuidade ao tratamento ao som da sanfona e aproveitar as iguarias da festa. “Adorei! O povo é animado e cativa a gente”, diz.
Há cinco anos, Alex é paciente renal. Morador de Tailândia, no nordeste paraense, ele era atendido em Belém, mas com a implantação da Poli Lago de Tucuruí, em junho do ano passado, passou a frequentar o espaço, mais perto da onde mora. “Gostei muito daqui, fiquei impressionado porque não é costume a gente ter um espaço assim e ainda ser bem tratado. Estou confiante no meu tratamento”, relata.
A enfermeira responsável técnica pelo setor de hemodiálise, Lucélia Cristina Ramos Lima, explica que promover eventos como o São João, na unidade, tem o objetivo de oferecer um pouco de qualidade no processo clínico, alegria e assim diminuir a tensão do diagnóstico. “É uma forma de humanização; temos um calendário anual de eventos para os pacientes”, revela.
As programações são organizadas pela equipe multiprofissional com apoio da direção da Policlínica. “Tudo é feito tudo com muita dedicação, sempre pensando no bem-estar dos nossos pacientes”, ressalta.
Antônio Oscar Demétrio é paciente de hemodiálise da Lago de Tucuruí há um ano e confirma a fala da enfermeira. “Essas comemorações são tão benéficas para nós. Vemos uma união: assistente social, médico, enfermeiro, psicólogos, pacientes. É tudo muito bonito e proveitoso”, pontua.
Para Francisco Amud, diretor-executivo da Poli, a socialização na hemodiálise é um dos fatores de sucesso do tratamento. “Imagina você ficar sentado horas enquanto uma máquina trabalha, sem interagir, conversar. Essas iniciativas ajudam a passar o tempo e a aliviar a mente, a ansiedade”, acredita.
Serviço: O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí é de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, e é 100% SUS, ou seja, gratuita.
Texto: Ascom Poli Lago de Tucuruí