Em um ano de funcionamento, Estação Cidadania de Tucuruí já realizou 40 mil atendimentos
Espaço tem como principal objetivo centralizar diversos serviços em um único local, facilitando assim, o acesso da população
A Estação Cidadania de Tucuruí, que oferta diariamente uma série de serviços para a população do município e região, completou um ano de funcionamento no último domingo (25). Desde então, já foram realizados mais de 40 mil atendimentos no local.
A titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Elieth Braga, órgão responsável pelas Estações, reforça que o espaço tem como principal objetivo centralizar diversos serviços em um único local, facilitando assim, o acesso da população.
"Este mês a unidade de Tucuruí completa um ano, e já realizou mais de 40 mil atendimentos. Para nós, isso não é apenas um número, significa que 40 mil pessoas não precisaram se deslocar de seus municípios até Belém para resolver o que precisavam. Ao disponibilizar as unidades da Estação Cidadania no interior, nós descentralizamos os serviços da capital, o que traz uma série de benefícios e oportunidades para a população local, além de estimular a participação cidadã e ampliar o acesso a serviços fundamentais", detalha a gestora, reforçando que a próxima unidade a ser entregue é a de Breves, na Região de Integração do Marajó, que beneficiará, em média, mais de 610 mil pessoas.
A auxiliar de administração Adrielly Amorim, moradora de Rondon do Pará, foi atendida na Estação Cidadania para fazer o serviço de perícia médica admissional.
"O atendimento foi excelente, desde a recepção até a hora que saí de lá. Os funcionários foram muito solícitos e dispostos a me ajudar, o que foi de grande valia pra mim, pois eu residia em Marabá e me desloquei até Tucuruí só para esse atendimento. Eu acho que a abertura de uma Estação Cidadania em Tucuruí é muito importante não só pra cidade como para a região do sul e sudeste do Pará. Se não tivesse a Estação Cidadania de Tucuruí, eu teria que me deslocar até Belém, o que seria mais dispendioso e mais cansativo para mim", reconhece.
Danila Sousa é coordenadora da Estação Cidadania de Tucuruí e confirma que o espaço atende pessoas de outros municípios como Baião, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia, Pacajá e Dom Eliseu já buscaram por nossos serviços.
"Aqui em nossa Estação temos como órgãos parceiros o Detran, nos serviços de habilitação e veículo; o Ministério do Trabalho e Emprego nas orientações e cálculos trabalhistas; o Sine, para o Seguro Desemprego; a Polícia Civil, na emissão de RG; a Jucepa, no registro mercantil; e a perícia médica da Seplad para servidores do Estado", detalha.
Números da Estação Cidadania Tucuruí (junho de 2022 a maio de 2023)
Detran - 28.824
Polícia Civil - 7.108
Seaster - 1.119
Seplad (Perícia) – 329
SRTb - 1.329
Credicidadão (apenas maio/23) – 44
Jucepa - 1.861
Total de atendimentos - 40.614
Média mensal de atendimentos - 3.385