Escola Estadual Dom Pedro I, em Belém, celebra 50 anos com programação
A comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Pedro I, na Região Metropolitana de Belém, realizou uma atividade cultural nesta sexta-feira (23) para celebrar os 50 anos da unidade. Estudantes e equipe escolar participaram da celebração, que contou com dança, por meio do projeto ''Intervalo Cultural''.
Gestora da Diretoria Regional de Ensino Belém 01, Juliana Lourinho, foi diretora da unidade escolar por seis anos e destaca a importância da mesma para sua carreira como educadora. ''Foi uma honra hoje estar nessa comemoração dos 50 anos da escola Dom Pedro, primeiro porque estive diretora, foi um momento muito exitoso, conseguimos atingir várias metas e alavancar os índices da escola, tanto na aprovação, quanto na questão do reconhecimento. Com relação ao Enem, fomos por dois anos consecutivos a escola que mais teve aprovações entre as 10 no Brasil, além dos prêmios que conseguimos pela OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas]. Então, meus parabéns a toda comunidade escolar, que faz a escola acontecer, transformando-a em um espaço de transformação de cada aluno'', disse a dirigente.
A estudante Brenda Almeida, que possui Transtorno do Espectro Autista, participou da celebração e ressaltou que o ''jubileu de ouro'' da escola precisava ser celebrado, pois ela exerce uma função social importante no bairro, já que ajudou a formar vários profissionais.
''É um grande privilégio participar dessa comemoração, não é todo dia que se estuda numa escola tão boa de ensino, que forma profissionais, ajudando as pessoas. Então essa escola é impecável'', contou ela, que estava acompanhada pelo pai na celebração. ''Minha filha estudava em outra escola, que se encontrava em reforma, então resolvi trazer ela para cá, onde nós percebemos um grande avanço no desenvolvimento dela, principalmente na comunicação'', completou Silvio Almeida.
Professor da unidade, o educador Edilson Nascimento estava emocionado e relembrou alguns momentos de sua trajetória em meio aos 50 anos da unidade. ''Essa data não poderia passar em branco, são 50 anos produzindo amor, educação, esperança, então a nossa escola tem marcado a história do Estado. Já trabalho aqui há 15 anos, é um local que tenho prazer em estar, onde me sinto muito honrado e amado. É uma escola onde vejo que muitos profissionais lutam pelos estudantes, pela comunidade escolar, que se envolve nas causas e ações. A nossa escola tem índices educacionais muito bons em concurso e aprovações. Faço parte do projeto Intervalo Cultural, que já existe há 14 anos, projeto musical que visa combater a evasão escolar e trabalha a música como reforço pedagógico'', disse o educador.
A Escola Estadual Dom Pedro I fica no Conjunto Marex, em Belém, e oferece o Ensino Médio nos turnos da manhã, tarde e noite, atendendo a 866 estudantes atualmente.