Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES DE PASSAGEIROS

Arcon entrega carteiras de gratuidades para Associação de Pessoas com Deficiência de Abaetetuba

Documento garante a isenção de tarifa de passagem intermunicipal, diminuindo as despesas de usuários dos transportes públicos

Por Dayane Baía (ARCON)
23/06/2023 13h13


A Agência Reguladora de Controle e Regulação dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA) realizou a entrega de mais de 80 carteiras de gratuidade para uso no transporte intermunicipal. Representantes da Associação de Pessoas com Deficiência do Município de Abaetetuba (Adema) estiveram na sede, em Belém, nesta sexta-feira, 23.

Para Francidalva Nery, técnica pedagógica da Adema, afirma que os documentos devem facilitar a locomoção de beneficiários que moram na cidade da região do Baixo Tocantins. “Hoje nós estamos recebendo 83 carteiras de gratuidade. Estamos muito satisfeitos e alegres em estar contribuindo na garantia de direitos das pessoas com deficiência. Agradecemos a parceria e poder contar com esse processo”, comenta Francidalva.


O documento garante a isenção de tarifa de passagem intermunicipal, diminuindo os custos dos usuários principalmente em deslocamento para tratamentos de saúde. A emissão é uma parceria entre a Arcon-PA, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). 

Denise Pimenta, diretora de Controle Financeiro e Tarifário, destaca que a parceria com a Adema permite a emissão de vários documentos em lote, agilizando a entrega.

“É muito importante a carteirinha da gratuidade para garantir o direito de ir e vir aos beneficiários tanto para realizar tratamentos ou para outras situações. Enquanto Arcon-PA, nós temos de fazer de tudo para que os documentos cheguem aos usuários”, afirma a diretora.

Cadastro

As carteiras podem ser solicitadas diretamente nas Unidades de Referência Especializada (URE) da Sespa, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou secretarias de saúde municipais.

Para solicitar é obrigatório apresentar laudo médico conforme a condição do usuário. 

Confira a lista das unidades de atendimento de acordo com especialidades.

- URES Reduto - Av. Visconde de Souza Franco, nº 600 – Fone 3204-3716
Atendimento para deficiências física, neurológica, lúpus e insuficiência renal. 

- URES Presidente Vargas – Av. Presidente Vargas, nº 513 – Fone 3110- 6250 Atendimento para deficiências auditiva, visual, cardiológica e ostomias. 

- URES Marcello Candia - Av. João Paulo II, BR 316, Km 12, Rua do Hospital Divina Providência em Marituba - Fone: 3256-0223 e 3256-0266
Atendimento para hanseníase. 

- UREDIPE – Av. Senador Lemos, s/n – Fone 3244-3535
Atendimento para infecções sexualmente transmissíveis. 

- URES Demétrio Medrado – Av. Dr. Freitas, nº 235 – Fone 3233-1479.
Atendimento para deficiências física e neurológica. 

- UREMIA – Av. Alcindo Cacela, nº 1421 – Fone 3226-1931.
Atendimento para deficiências física e intelectual - usuários de 0 a 14 anos. 

- CAPS Renascer – Av. Mauriti, nº 2179 – Fone 3276-3448.
Atendimento para deficiência intelectual. 

- Hospital Universitário Bettina Ferro De Souza – Projeto Caminhar - Rua Augusto Corrêa, nº 01 – Fone 3201-8581.
Atendimento aos usuários atendidos pelo Projeto Caminhar. 

Serviço:
Mais informações pelo telefone (91) 4006. 4262, ou na Ouvidoria da Arcon-PA no 0800-0911717, e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br ou ainda o aplicativo Ouvidoria Arcon disponível para celulares Android.