Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BATE-PAPO

Com apoio da Ioepa, escritor Salomão Larêdo lança obra sobre Baixo Tocantins em Cametá

Livro é uma publicação da Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa, e também será lançado na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém.

Por Julie Rocha (IOE)
23/06/2023 13h09

A obra “Baixo-Tocantins - Na vida de sua gente”, do jornalista e professor Salomão Larêdo, teve mais um lançamento. Desta vez, foi o momento de professores, escritores e moradores de Cametá, na região de Integração do Tocantins, terem acesso à publicação e também conversarem com o autor, em um encontro que ocorreu na última quinta-feira (22), no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Cametá. O livro é uma publicação da Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), e também será lançado na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém.

O evento foi organizado pelo campos da UFPA, em Cametá, juntamente com o autor, considerando que o livro apresenta uma profunda pesquisa sobre a região do Baixo Tocantins. 

Segundo Salomão Larêdo, que já lançou a obra no histórico Palacete Chermont, em Belém, em meados de junho,  a possibilidade de fazer lançamentos em outros locais é importante por alcançar outras pessoas que não têm acesso fácil à capital paraense.

"É muito importante formar leitores críticos, que eles entendam que nós temos uma cultura que é preciso preservar, valorizar o que é nosso. É muito importante estar no interior, deslocar-se do centro e fazer outros polos de cultura, outros locais de lançamento. Foi um encontro muito significativo", acrescentou.

O presidente da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), Jorge Panzera, também prestigiou o evento. Ele disse que a parceria da UFPA, por meio do campus Cametá, com a Ioepa, por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, proporciona que livros importantes como o "Baixo-Tocantins”, que conta a história de todos os municípios da região, seja publicado e divulgado.

 “É uma obra de uma região importante do estado e de um autor reconhecido. Mais uma vez a Ioepa está levando para nossa população, em especial para o interior do estado, autores e obras de fundamental importância para compreender a história do Pará”, ressaltou.

O livro tem 1.097 páginas que resultam de sua pesquisa iniciada em 2013, com mapas, histórias e entrevistas sobre a região do Baixo-Tocantins e temas relacionados ao interior do estado, nos municípios de Baião, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Cametá, Oeiras do Pará, Mocajuba, Tucuruí e Oeiras do Pará.

Baixo Tocantins: A região está localizada no nordeste do Pará, em uma zona limítrofe que divide a Amazônia Central e a Amazônia Oriental. É composta por 11 municípios, sendo eles:  Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.

Texto com informações de Viviane Tamyres